Mãe-pequena: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Alch Bot (discussão | contribs)
m Robô: Alteração da categoria redirecionada Ministros de culto religioso para Sacerdotes
Resgatando 1 fontes e marcando 1 como inativas. #IABot (v2.0beta14)
Linha 1: Linha 1:
A '''mãe pequena''', '''iaquequerê''',<ref>Douglas Barrios: [http://www.cabocloventania.com.br/forum/index.php?topic=17.0;wap2 Hierarquia da Umbanda]</ref><ref>Pai Pedro de Ogum: [http://astral.sapo.pt/espiritualidades/umbanda/hierarquia-da-umbanda-983761-3.html Hierarquia da Umbanda]</ref><ref>Marcio de Jagun: [http://ori.net.br/artigo8.html Cargos de Santo]</ref> '''iakekerê''', '''iyakekerê''' ou '''iá-quererê'''<ref>FERREIRA, A. B. H. 'Novo dicionário da língua portuguesa''. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 910.</ref> (da [[língua iorubá]], junção de ''iya''+''kekere'') é a segunda pessoa mais importante em um [[terreiro de candomblé]]. Na ausência da [[ialorixá]] ou do [[babalorixá]], é ela que assume o comando do terreiro. Está sempre presente no terreiro e faz parte de todos os [[preceito]]s e [[obrigação do candomblé|obrigações]].
A '''mãe pequena''', '''iaquequerê''',<ref>Douglas Barrios: [http://www.cabocloventania.com.br/forum/index.php?topic=17.0;wap2 Hierarquia da Umbanda]{{Ligação inativa|1={{subst:DATA}} }}</ref><ref>Pai Pedro de Ogum: [http://astral.sapo.pt/espiritualidades/umbanda/hierarquia-da-umbanda-983761-3.html Hierarquia da Umbanda] {{Wayback|url=http://astral.sapo.pt/espiritualidades/umbanda/hierarquia-da-umbanda-983761-3.html |date=20141111055357 }}</ref><ref>Marcio de Jagun: [http://ori.net.br/artigo8.html Cargos de Santo]</ref> '''iakekerê''', '''iyakekerê''' ou '''iá-quererê'''<ref>FERREIRA, A. B. H. 'Novo dicionário da língua portuguesa''. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 910.</ref> (da [[língua iorubá]], junção de ''iya''+''kekere'') é a segunda pessoa mais importante em um [[terreiro de candomblé]]. Na ausência da [[ialorixá]] ou do [[babalorixá]], é ela que assume o comando do terreiro. Está sempre presente no terreiro e faz parte de todos os [[preceito]]s e [[obrigação do candomblé|obrigações]].


{{Referências}}
{{Referências}}

Revisão das 11h58min de 8 de maio de 2019

A mãe pequena, iaquequerê,[1][2][3] iakekerê, iyakekerê ou iá-quererê[4] (da língua iorubá, junção de iya+kekere) é a segunda pessoa mais importante em um terreiro de candomblé. Na ausência da ialorixá ou do babalorixá, é ela que assume o comando do terreiro. Está sempre presente no terreiro e faz parte de todos os preceitos e obrigações.

Referências

  1. Douglas Barrios: Hierarquia da Umbanda[ligação inativa]
  2. Pai Pedro de Ogum: Hierarquia da Umbanda Arquivado em 11 de novembro de 2014, no Wayback Machine.
  3. Marcio de Jagun: Cargos de Santo
  4. FERREIRA, A. B. H. 'Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 910.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre candomblé é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.