Garrafa: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Linha 47: Linha 47:
Você entendeu por que a temperatura inicial dos alimentos e bebidas da família da Figura 1 não se conservará por muito tempo?
Você entendeu por que a temperatura inicial dos alimentos e bebidas da família da Figura 1 não se conservará por muito tempo?


Isso ocorre porque a caixa térmica está destampada, o que faz com que ocorra a troca de calor por convecção com o ar do ambiente.{{referências}}
Isso ocorre porque a caixa térmica está destampada, o que faz com que ocorra a troca de calor por convecção com o ar do ambiente.<ref>{{Citar web|url=https://pt.khanacademy.org/science/7-ano/temperatura-calor-conducao-termica/trocas-de-calor/a/a-garrafa-termica-e-outros-utensilios-do-cotidiano|titulo=A garrafa térmica e outros utensílios do cotidiano (artigo)|acessodata=2022-01-25|website=Khan Academy|lingua=pt}}</ref>{{referências}}


{{Esboço-objeto}}
{{Esboço-objeto}}

Revisão das 01h11min de 25 de janeiro de 2022

 Nota: Para outros significados, veja Garrafa (desambiguação).
Garrafa
Tipo
vessel (d)
long, thin object (d)
recipiente
Características
Material
Garrafa
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Garrafa

Garrafa é um recipiente com o gargalo mais estreito que o corpo, com a finalidade de reter líquidos[1] tais como água, refrigerante, vinho, cerveja, leite etc. Uma grande parcela das garrafas é feita de vidro ou pedra , mas também podem ser de porcelana, metal e outros materiais.

História das garrafas no Brasil

A primeira fábrica brasileira de garrafas de vidro foi implantada em 1810 na Bahia por Francisco Ignácio da Siqueira Nobre. A cachaça era tradicionalmente transportada em barris de madeira, mas, no início do século XIX, há relatos de cachaça em garrafa, não estando claro no entanto se eram recipientes reutilizados de bebidas importadas ou se eram produzidos no país. A cachaça Ypióca iniciou o envasamento em garrafas de vidro em 1895, mas a lei que obrigou todos os produtores a utilizar este tipo de recipiente foi promulgada apenas em 24 de setembro de 1938.[2]

Etimologia

Não há completa certeza, mas parece vir do Árabe garaba, “recipiente para transporte de líquidos”[3]

garrafas térmicas

A garrafa térmica foi inventada inicialmente para resolver problemas ligados à pesquisa científica, não tendo nenhuma relação com alimentos ou bebidas.

Foi em 1892 que James Dewar inventou a garrafa térmica para manter em baixas temperaturas alguns gases liquefeitos que ele precisava em suas pesquisas.

Somente em 1904 a garrafa térmica começou a ser amplamente vendida como bem de consumo e utensílio para a manutenção da temperatura.

As formas e os materiais usados para a fabricação das garrafas térmicas mudaram ao longo do tempo, mas o princípio de funcionamento continua o mesmo.

A ideia principal é que os modos de troca de calor sejam minimizados o máximo possível, ou seja, impedir que a convecção, a condução e a irradiação térmica aconteçam.

Considerando que tanto a condução quanto a convecção se dão através da matéria, esses dois processos podem ser minimizados através da introdução de um vácuo no sistema.

Dito e feito, as garrafas térmicas possuem paredes duplas com vácuo entre elas. As caixas térmicas também possuem paredes duplas com vácuo.

Já o processo de troca de calor por irradiação é mais difícil de anular, visto que ele acontece inclusive no vácuo – não fosse isto não receberíamos o calor do Sol!

As primeiras garrafas térmicas possuíam paredes de vidro espelhadas para impedir a irradiação. O vidro é um mau condutor de calor e o espelho reflete as ondas de calor, mantendo-as aprisionadas no interior ou no exterior da garrafa.

A tampa impede as trocas de calor por convecção com o ar do ambiente. Por isso, quanto menos aberturas forem feitas, maior será o tempo de conservação da temperatura.

É o mesmo princípio que explica o esfriamento mais devagar dos alimentos quentes que são mantidos em panelas ou em recipientes tampados.

Veja o esquema das primeiras garrafas na Figura 2:

Figura 2: Esquema de garrafa térmica. Crédito: João Paulo de Aguiar Fonseca, CC-BY-SA-3.0. Disponível em: wikimedia commons. Acesso em: 09/05/2019.

Mas essas garrafas térmicas antigas possuíam dois grandes problemas, isto é, as paredes de vidro podiam quebrar em choques térmicos e quedas e o metal das paredes espelhadas podia descascar, o que contaminaria o líquido.

Hoje as paredes não são mais feitas de vidro, mas de um plástico resistente e duro ou de metal.

As garrafas atuais conservam a temperatura dos líquidos, quente ou fria, por muito mais tempo do que as antigas, tudo graças ao desenvolvimento tecnológico que possibilitou a utilização de materiais mais isolantes e também a produção de vácuos melhores.

Mesmo assim o sistema não é 100% isolado e o equilíbrio térmico com o meio ambiente acontecerá após algum tempo.

Você entendeu por que a temperatura inicial dos alimentos e bebidas da família da Figura 1 não se conservará por muito tempo?

Isso ocorre porque a caixa térmica está destampada, o que faz com que ocorra a troca de calor por convecção com o ar do ambiente.[4]

Referências

  1. http://www.merriam-webster.com/dictionary/bottle
  2. Cavalcante, Messias Soares. A verdadeira história da cachaça.As garrafas são objetos de assassinato. São Paulo: Sá Editora, 2011. 608p. ISBN 9788588193628
  3. «garrafa | Palavras | Origem Da Palavra». origemdapalavra.com.br. Consultado em 21 de setembro de 2021 
  4. «A garrafa térmica e outros utensílios do cotidiano (artigo)». Khan Academy. Consultado em 25 de janeiro de 2022 
Ícone de esboço Este artigo sobre um objeto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.