Saltar para o conteúdo

Pellegrino Tibaldi: diferenças entre revisões

30 bytes adicionados ,  11h24min de 1 de janeiro de 2008
sem resumo de edição
( nova página: thumb|300px|''A Sagrada Família com Santa Elizabeth'' '''Pellegrino Tibaldi''', também conhecido como '''Pellegrino di Tibald...)
 
'''Pellegrino Tibaldi''', também conhecido como '''Pellegrino di Tibaldo de Pellegrini''' ([[1527]] - [[1596]]), foi um pintor, arquiteto, escultor e pintore de murais [[Itália|italiano]] do [[Maneirismo]].
 
Tibaldi nasceu em [[Valsolda|Puria di Valsolda]], parte do Ducado de [[Milão]], mas cresceu em [[Bolonha]]. Estudou provavelmente com [[Bartolommeo Ramenghi|Bagnacavallo]] ou [[Innocenzo di Pietro Francucci da Imola]]. Em [[1547]], foi para [[Roma]] para estudar com [[Perin del Vaga]]. Quando Perin morreu em 1547, Tibaldi se tornou o mais importante pintor na elaboração de afrescos em larga escala. Seu trabalho foi uma influência marcante para [[Michelangelo]].
 
Morou em [[Ancona]], entre 1558 e 1561. Em 1561, conheceu o Cardeal [[CarloCarlos BorromeoBorromeu]], que o empregou na quase interminável construção da [[Catedral de Milão]]. Em [[1586]], foi para a [[Espanha]], onde substituiu [[Federico Zuccari]] como principal pintor da corte. Pintou os clustros inferiores do [[Escorial]], a pedido do Rei Filipe II da Espanha.
 
Após nove anos, voltou para a Itália, onde trabalhou como arquiteto da [[Catedral de Milão]] até sua morte. O irmão de Pellegrino, [[Domenico Pellegrino Tibaldi]] foi gravador em [[Bolonha]]. Entre seus alunos estavam [[Orazio Samacchini]], [[Lorenzo Sabbatini]] e [[Girolamo Miruoli]].
5 948

edições