Owen Garriott: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rei-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: fr:Owen Garriott
Rei-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: fi:Owen Garriott
Linha 23: Linha 23:
[[de:Owen Kay Garriott]]
[[de:Owen Kay Garriott]]
[[en:Owen K. Garriott]]
[[en:Owen K. Garriott]]
[[fi:Owen Garriott]]
[[fr:Owen Garriott]]
[[fr:Owen Garriott]]
[[it:Owen K. Garriott]]
[[it:Owen K. Garriott]]

Revisão das 18h45min de 7 de janeiro de 2008

Owen Kay Garriott (Enid, 22 de novembro de 1930) é um ex-astronauta norte-americano que participou dos programas Skylab e Spacelab, estações espaciais dos Estados Unidos em órbita terrestre nos anos 70 e 80.

Engenheiro eletrônico por formação profissional, Garriott completou o curso de piloto da força aérea americana e trabalhou como oficial em eletrônica para a Marinha na década de 50 e professor de engenharia eletrônica na Universidade de Stanford.

Em 1965, foi selecionado como um dos cinco astronautas-cientistas da NASA e foi pela primeira vez ao espaço em 1973, na missão Skylab 3, que quebrou o recorde de permanência em órbita, quando a tripulação passou dois meses realizando diversos estudos doSol e experiências sobre a adaptação humana à falta de gravidade.

Dez anos depois, Garriott voltou ao espaço a bordo do ônibus espacial Columbia, numa missão internacional de dez dias ao Spacelab-1. A missão STS-9 realizou mais de setenta experiências científicas, principalmente para comprovar a capacidade do Spacelab como estação de trabalho capacitada a pesquisas de diversas áreas do conhecimento humano. Garriott operou a primeira estação de rádio-amador do espaço, que desde então se expandiu como uma importante atividade entre dezenas de missões dos ônibus espaciais, da estação Mir e da ISS.

Após deixar a NASA em 1986, Garriott se dedicou à consultoria para empresas aeroespaciais e participou de diversos conselhos de pesquisas da NASA.

Ver também