Esqui nórdico paraolímpico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Setembro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O esqui nórdico paraolímpico é um desporto dos Jogos Paraolímpicos de Inverno que consiste em 2 disciplinas:

O esqui nórdico paraolímpico inclui provas em pé, provas sentadas (para os atletas em cadeira de rodas) e eventos para atletas deficientes visuais.

Os praticantes de esqui sentado usam esquis nórdicos que consistem em um assento em uma estrutura montada com amarrações em dois esquis cross-country. Os sit-skis de qualidade paraolímpica são feitos de materiais ultra-leves e são feitos sob medida para cada atleta.

Os esquiadores cegos usam fones de ouvido e caixas de localização de som para se comunicar com o guia. Atletas cegos no biatlo usam um rifle equipado com óculos eletroacústicos (um sistema optrônico) que permite apontar pela audição. Quanto mais próximo o rifle aponta para o centro do alvo, maior é o tom. Os diferentes tons que ocorrem quando o rifle é movido permitem que o atirador encontre o centro exato do alvo.[1]

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.