Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Antonio Guimarães
Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães
Estádio-Antônio-Lins-Ribeiro-Guimarães-União-Barbarense-Santa-Bárbara-d'Oeste,-SP.JPG
Visão interna do estádio
Nomes
Nome Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães
Apelido Toca do Leão
Jaula do Leão
Características
Local Santa Bárbara d'Oeste em SP, Brasil
Gramado Grama natural (105 x 68 m)
Capacidade 14.913 [1]
Construção
Data 1920 a 1921
Inauguração
Data 22 de Maio de 1921
Partida inaugural União Barbarense 3x1 EC Concórdia (Campinas)
Amistoso
Outras informações
Remodelado Várias vezes
Expandido Várias vezes
Proprietário União Barbarense
Administrador União Barbarense
Mandante União Barbarense

O Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães é um estádio de futebol localizado na cidade de Santa Bárbara D'Oeste, no estado de São Paulo e pertence ao União Agrícola Barbarense Futebol Clube, instalado na Rua 13 de Maio, s/nº na Vila Aparecida, dando alcunha ao clube como Leão da 13. Seu nome é dado em homenagem ao lendário ex-presidente e patrono do clube.

O nome correto do estádio é Antonio Guimarães, porém a imprensa falada e escrita da região opta por saudosismo chamar o estádio de Antonio Lins Ribeiro Guimarães, nome completo do patrono e ex-presidente, por achar mais "sonoro" o que acabou sendo utilizado pelos demais profissionais do ramo esportivo.

Foi inaugurado em 21 de maio de 1921 e seu primeiro jogo foi União Barbarense 3 a 1 contra o EC Concórdia de Campinas.

Durante anos o estádio foi beneficiado por inúmeras reformas, como a que substituiu as antigas arquibancadas de madeira para até hoje em pé arquibancadas de concreto ladeando a Vila Aparecida, o lance que hoje pertence as cadeiras numeradas ao lado dos muros da EE Américo Emílio Romi, as arquibancadas de metal que fazem fundos as piscinas do clube e a Rua de Maio

Em 1996, o estádio do União Agrícola Barbarense foi novamente ampliado para poder receber os jogos da então 3ª divisão da série A do Campeonato Paulista e futuros jogos de torneios nacionais. O estádio tem capacidade para 14.914 pessoas[1] e está localizado na rua 13 de Maio, 1269 em Santa Bárbara D'Oeste.

Atualmente, Antônio Lins Ribeiro Guimarães, é considerado um dos estádios de futebol, mais espetaculares para uma torcida estar próxima dos jogadores. Por resguardar distâncias mínimas entre as arquibancadas e as linhas que circundam o gramado, proporciona ao torcedor uma proximida pouco vista nos campos de futebol da atualidade, mesmo que ainda nos campos do interior do país. É possível estar a menos de 1 metro de distância dos goleiros, em ambos os gols e há uma distância de "um braço" do auxiliar de arbitragem que efetuar seus trabalhos na lateral que está voltada para a Vila Aparecida, onde está locada a Torcida Uniformizada Sangue Barbarense - TUSB.

Em 1998, naquela que é considerada a maior apresentação de futebol realizada pelo União Agrícola Barbarense, em toda a sua história, os números oficiais dão conta de cerca de 9.500 torcedores, mas quem esteve em Antônio Guimarães, no dia 14 de Junho de 1998 às 11:00 da manhã, envelhecerá dizendo que o maior espetáculo já ofertado pelo clube da Rua 13 de Maio de Santa Bárbara d'Oeste, foi visto in loco, por nada menos que 20.000 torcedores, e como sempre o lendário radialista barbarense, Natale Giacomini narrou assim:

"... 14 de junho de 1998, 11:00 da manhã, a TUSB domina Antônio Guimarães. Não cabe mais ninguém, a jaula esta armada, o alçapão está aberto, ninguém anda para a direita, esquerda, frente e trás, o barulho e ensurdecedor, a Rua 13 está tomada, Antônio Guimarães está em extase..."

Alcunhas[editar | editar código-fonte]

As alcunhas mais enfatizadas são referentes a um fato inusitado. Durante seguidos anos, a TUSB - Torcida Uniformizada Sangue Barbarense, manteve um bloco carnavalesco, com seu nome, e a peça principal do carro abre alas, um leão de 2,5 metros de altura que ficava instalado neste carro, permanecia todo tempo antes e depois do desfile do bloco, sobre uma das bases das torres de ilumunação do estádio. Este fato, foi determinante para que Natale Giacomini, lendário radialista de jogos do União Agrícola Barbarense Futebol Clube, proferisse o termo "Toca do Leão", uma referência posição em que a escultura estava sempre posicionada, como a observar e vigiar o espetáculo, jogo após jogo.

Deste modo, atualmente todos da imprensa local e regional, se referem ao Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, como A Toca do Leão

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «CNEF da CBF» (PDF). Site Oficial da CBF. Consultado em 9 de março de 2012. Arquivado do original (PDF) em 8 de outubro de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.