Estádio de Mendizorroza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Estádio de Mendizorroza

Características
Local Vitoria-Gasteiz, Espanha
Capacidade 19 840
Proprietário Vitoria-Gasteiz
Mandante Deportivo Alavés

O Estádio de Mendizorroza encontra-se em Vitoria, (Álava), Espanha. De propriedade municipal, desde sua inauguração, é o campo do Desportivo Alavés, que joga em LaLiga Santander do futebol espanhol.

História[editar | editar código-fonte]

Foi inaugurado o 27 de abril de 1924 (92 anos), véspera de São Prudencio padroeiro de Álava, o que lhe converte no terceiro campo mais antigo dos clubes de LFP que não tenha mudado de localização após sua inauguração, só superado pelo O Molinón e Mestalla.[1]

O estádio tem sofrido várias remodelagens, sendo a última e mais importante na temporada 1998/99 depois da terceira ascensão do Alavés a Primeira Divisão, fechando os cantos do estádio deixando com uma capacidade para 19.840 espectadores.

C.D. Vitoria[editar | editar código-fonte]

Desde finais dos anos 50 até praticamente nos anos 70, Mendizorroza foi o campo local do CD Vitoria, por então segunda equipa da cidade, sendo testemunha dos derbis mais intensos que se recordam em terras alavesas.[2]

Selecção Basca[editar | editar código-fonte]

O 5 de agosto de 1980, no dia grande das festas da Branca, disputou-se o Euskadi 5-Hungria 1, sendo o único encontro disputado pela seleção basca em Mendizorroza.

Localização[editar | editar código-fonte]

Estádio de Mendizorroza

Está situado no Passeio Cervantes, ao lado das piscinas municipais de Mendizorroza, a pista de atletismo de Mendizorroza, a Fundação Estádio, os frontones municipais Ogueta e Olave e o pavilhão desportivo de Mendizorroza, formando a principal concentração desportiva da cidade.


Referências