Estação Union (TTC)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estação Union (TTC)
Estação Union (TTC)
Prédio da estação Union.
Linha Yonge-University-Spadina
Tipo de estação Subterrânea (metrô)
Nivelado (trens de passageiros)
Plataforma Central
Movimento 80 990 (metrô)
112 330 (trens da GO)
6 410 (trens da VIA Rail)
Serviços
Conexões 2 linhas de bonde, 5 linhas de ônibus
Informações históricas
Inauguração 1927 (estação ferroviária de passageiros)
30 de março de 1954 (linha Yonge)
28 de fevereiro de 1963 (linha University)
Endereço 55 Front Street West
Distrito Toronto

Union é a principal estação ferroviária de Toronto, Ontário, Canadá. É a estação mais meridional do metrô da cidade. É também uma das estações mais movimentadas do sistema de transporte público da cidade, sendo também uma das estações de metrô mais movimentadas da linha de metrô de Toronto, e sendo o término de seis linhas de superfície (dois bondes, que estão entre as mais movimentadas da cidade, e quatro de ônibus). Embora a estação disponha de um terminal servindo tais linhas de superfície, este terminal não é integrado. Passageiros desejando transferir-se entre linhas de superfície e o metrô precisam de um transfer.

A Union Station é o término dos trens da GO Transit, bem como um centro de operações da VIA Rail, que fazem da Union Station o centro de transportes mais movimentado do Canadá, mais movimentado inclusive do que o Aeroporto Internacional de Toronto, e uma das estações ferroviárias mais movimentadas da América do Norte. Diversas companhias ferroviárias possuem sua sede na estação.

A construção da Union Station, pela Canadian Pacific Railway e pela Grand Trunk Railway, data de 1913, tendo sido inaugurada em 6 de agosto de 1927. É administrada atualmente pela prefeitura de Toronto, e é uma famosa atração turística da cidade.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Metropolitanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.