Estação Varenne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Varenne
Estação Varenne
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metropolitano de Paris
Linhas Linha 13
Código 1012
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 30 de dezembro de 1923
Localização
Localização 13, Boulevard des Invalides
Próxima estação
Sentido Asnières/Saint-Denis
Sentido Châtillon - Montrouge
Varenne

Varenne é uma estação da linha 13 do Metrô de Paris, localizada no 7.º arrondissement de Paris.

História[editar | editar código-fonte]

Plataforma da estação, em 2007, com o banco para a cor telha é exclusivo na rede

A estação foi inaugurada em 1923.

Seu nome vem da rue de Varenne, onde uma extremidade se situa ao sul do acesso da estação no boulevard des Invalides. Esta rua é um dos altos lugares do poder político francês, depois que a Presidência do Conselho foi instalado no Hôtel Matignon em janeiro de 1935. Outros ministérios fixaram residência nas mansões do bairro.

A rue de Varenne teria sido chamado em referência a um lugarejo, Varenne (ou Garenne), que pertencia à abadia de Saint-Germain-des-Prés. Em qualquer caso, ele comemora o lugar onde o rei Luís XVI foi preso no momento de sua fuga de Varennes (o "s" no final diferencia a ortografia dos dois nomes).

Durante a guerra de 1939-1945, a estação Varenne foi fechada porque o governo estava em Vichy e as mansões desertas não tinham mais motivo para serem servidas. A estação reabriu as suas portas em 24 de dezembro de 1962.

Durante a década de 1970, as plataformas foram reformadas no estilo "Andreu-Motte", com bancos cobertos com telhas de cor cinza e azul maçante irregular (caso único na rede) e as faixas de iluminação. Entre 2009 e 2012, os bancos da plataforma para Châtillon-Montrouge foram postos e em 2017 a outra plataforma viu seu bloco substituído por um modelo idêntico de cor branca.

Em 2011, 1 517 830 passageiros entraram nesta estação.[1] Ela viu entrar 1 538 258 passageiros em 2013, o que a coloca na 277ª posição das estações de metrô por sua frequência em 302.[2][3]

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acesso[editar | editar código-fonte]

A estação tem um único acesso, na altura do n° 13 do boulevard des Invalides.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Plataformas da estação com o assento em telhas de cor agora branca

A estação é de configuração especial devido à sua proximidade com o antigo terminal de Invalides: ela tem três vias, duas das quais em direção a Châtillon - Montrouge e duas plataformas das quais uma é enquadrada por duas vias em direção a Châtillon - Montrouge. A via suplementar é a via de ligação com o complexo de vias da estação Invalides. A abóbada é elíptica e coberta com clássicas telhas brancas e biseladas. As plataformas são decoradas no estilo "Andreu-Motte", mas com tons neutros: as três faixas de iluminação (uma para cada via) são tratadas em cinza claro, enquanto que o banco no qual são colocados os assentos das plataformas em direção a Saint-Denis e Asnières - Gennevilliers é adornada com telhas planas brancas. Os assentos são do tipo "Motte" também brancos. O nome da estação apresenta a particularidade de estar presente em três formas: em placas esmaltadas em fonte Parisine na plataforma Châtillon e em letras maiúsculas no pé-direito da via de ligação (que não tem publicidade) e em faiança na plataforma Saint-Denis e Asnières - Gennevilliers. Os quadros publicitários são em cerâmica de cor de mel na mesma plataforma. A plataforma para Châtillon - Montrouge está decorada com duas reproduções de esculturas de Auguste Rodin: O Pensador e Monumento a Balzac.

Plataforma Châtillon - Montrouge
Reprodução do Pensador de Rodin

Desde 2012, as plataformas estão equipadas com portas de plataforma.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 10 de dezembro de 2012.
  2. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
  3. O número de 302 estações não inclui a estação fictícia Funicular de Montmartre. Esta última é de fato considerada como uma estação de metrô (e dois pontos de parada) pela RATP e anexada estatisticamente à linha 2, razão pela qual a RATP anuncia 303 estações e não 302.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Varenne