Estação Les Gobelins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Les Gobelins
Estação Les Gobelins
Vista da estação
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 7
Código 1413
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 15 de fevereiro de 1930
26 de abril de 1931
Localização
Localização 25, Avenue des Gobelins x 28, Avenue des Gobelins x 42, Avenue des Gobelins x 47, Avenue des Gobelins
Próxima estação
Sentido La Courneuve
Sentido Villejuif/Mairie d'Ivry
Les Gobelins

Les Gobelins é uma estação da linha 7 do Metrô de Paris, localizada no limite do 5.º e do 13.º arrondissements de Paris. Ela tem quatro acessos se situando todos na avenue des Gobelins.

Localização[editar | editar código-fonte]

A estação está localizada na parte do meio da avenue des Gobelins entre a Fabricação e o carrefour des Gobelins, na encruzilhada de quatro grandes avenidas parisienses: a avenue des Gobelins, boulevard Saint-Marcel, boulevard Arago e boulevard de Port-Royal.

História[editar | editar código-fonte]

Ele foi inaugurada em 15 de fevereiro de 1930 na extensão da linha 10 para Place d'Italie. Um ano mais tarde, foi integrada na linha 7.

Nome da estação em telhas brancas sobre fundo azul

Esta estação leva o nome da Manufatura des Gobelins instalada desde o século XV, na borda do Bièvre.

Em 2011, 3 830 231 passageiros entraram nesta estação.[1] Em 2012, foram 3 820 190 passageiros.[2] Ela viu entrar 3 835 783 passageiros em 2013 o que a coloca na 135ª posição das estações de metrô por sua frequência.[3]

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

A estação tem quatro accessos diante dos números 25 (esquina com o boulevard Saint-Marcel), 28 (esquina com o boulevard Arago), 42 (esquina com a rue Croulebarbe) e 47 (esquina com a rue Le Brun) da avenue des Gobelins.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Les Gobelins é uma estação de configuração padrão: ela tem duas plataformas laterais, separadas pelas vias do metrô e a abóbada é elíptica. A decoração é de estilo usado para a maioria das estações de metrô: a faixa de iluminação é branca e arredondada no estilo "Gaudin" da renovação do metrô da década de 2000, e as telhas em cerâmica branca chanfradas recobrem os pés, a abóbada e o tímpano. Os quadros publicitários são em faiança da cor de mel no estilo da CMP original. O nome da estação é também em faiança mas se distingue por uma fonte diferente daquelas das outras estações com um fundo de um azul mais escuro (ela é a única estação com sua vizinha Place d'Italie a possuir esta particularidade). Os assentos são do estilo "Motte" de cor azul.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas de ônibus, 27, 47, 83 e 91 da rede de ônibus RATP e, à noite, pelas linhas N01, N02, N15 e N22 do Noctilien.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.), no site data.ratp.fr Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., consultado em 5 de novembro de 2012.
  2. Ficha excel Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.), no site data.ratp.fr[ligação inativa], consultado em 11 de janeiro de 2014.
  3. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Les Gobelins