Estação de Massy-Verrières
A estação de Massy-Verrières é uma estação ferroviária francesa na linha de Sceaux, bem como da linha de Choisy-le-Roi a Massy-Verrières, localizada no território da comuna de Massy, perto de Verrières-le-Buisson, no departamento de Essonne, na região da Ilha de França.
Este estabelecimento vê coexistir uma estação da Régie Autonome des Transports Parisiens (RATP), servida pelos trens da linha B do RER e, paralela à primeira, uma estação da Société Nationale des Chemins de Fer Français (SNCF), servida pelos trens da linha C do RER.
História
[editar | editar código-fonte]A estação chamada "SNCF" é a estação original da linha de Sceaux quando ela foi operada pela Compagnie du chemin de fer de Paris à Orléans (PO). Mas tendo em vista as obras da linha de Paris a Chartres via Massy, que deveria passar sob as duas linhas ferroviárias um pouco mais ao sul, foi realizada uma inversão e a linha SNCF cruza a linha de Sceaux a montante da estação por uma ponte ferroviária para terminar à sua direita em direção à estação de Massy-Palaiseau. A antiga estação PO-SNCF, que se tornou a da linha Paris-Limours, foi completamente destruída pelos bombardeios de 1944.
A Linha de Choisy-le-Roi a Massy - Verrières (conhecida como a Linha da Grande Ceinture Stratégique porque foi exigida pelo Exército) abre ao tráfego de passageiros em 18 de outubro de 1886[1]. Ela fechou em 15 de maio de 1939[2]. Em 25 de setembro de 1977, reabriu aos passageiros entre Pont de Rungis e Massy - Palaiseau.
Em 2019, 607 314 passageiros entraram nesta estação pela entrada da RATP, o que a coloca na 63ª posição das estações RER operadas pela RATP por sua frequência[3]. Nesse mesmo ano, o atendimento anual estimado pela SNCF (pela entrada do RER C) era de 330 403 passageiros[4].
Serviço aos passageiros
[editar | editar código-fonte]Recepção
[editar | editar código-fonte]Ligação
[editar | editar código-fonte]A estação é servida pelos trens das linhas B e C do RER.
Intermodalidade
[editar | editar código-fonte]A estação é servida pelas linhas J e V da rede de ônibus Paris-Saclay.
-
A estação SNCF (linha C) vista da plataforma central.
-
A estação SNCF (linha C) vista de fora.
-
Vista da extremidade sudoeste da plataforma SNCF em direção a Choisy-le-Roi: trilhos SNCF à esquerda, trilhos RATP à direita.
Referências
- ↑ L'aventure de la Grande Ceinture por Bruno Carrière e Bernard Collardey, La Vie du rail, 1992, página 51.
- ↑ L'aventure de la Grande Ceinture por Bruno Carrière e Bernard Collardey, La Vie du rail, 1992, página 190.
- ↑ Tráfego anual de entradas por estação da rede ferroviária 2019, no site data.ratp.fr, consultado em 23 de abril de 2021.
- ↑ «Fréquentation en gares en 2019». SNCF Open data. Consultado em 10 de abril de 2021
Ver também
[editar | editar código-fonte]Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- A Estação de Massy - Verrières, no site oficial Transilien da SNCF