Estribo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TXiKiBoT (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: cs:Třmen (jezdecký)
Linha 17: Linha 17:
Esse estribo serrilhado foi muito usado pelos caubóis americanos e muitos o chamam de [[esporas]].
Esse estribo serrilhado foi muito usado pelos caubóis americanos e muitos o chamam de [[esporas]].


Há um estribo usado para amestrar os animais, devido a possibilide do cavaleiro cair ao amestrar o animal selvagem o estribo, nesse caso é duplo e possui uma trava especial, que abre automáticamente, se houver queda do cavaleiro. Evita-se assim o cavaleiro ficar dependurado no animal.
Há um estribo usado para amestrar os animais, devido a possibilide do cavaleiro cair ao amestrar o animal selvagem o estribo, nesse caso é duplo e possui uma trava especial, que abre automáticamente, se houver queda do cavaleiro. Evita-se assim o cavaleiro ficar dependurado no animal.para facilitar:onde o cavaleiro sobe no animal e apoia o pé


== Diferenças entre estribo e esporas ==
== Diferenças entre estribo e esporas ==

Revisão das 11h07min de 17 de março de 2010

Antigo estribo sueco.

Estribo é um dos componentes usados na montaria pelo cavaleiro ou amazona. É uma peça feita em aço, que fica presa nas laterais da sela, por um tipo de cinto de couro chamado loro,serve como apoio e para dar impulso ao montar o animal.A recomendação de montar-se no cavalo pelo lado esquerdo do animal, pois este poderia ficar irritado e provocar ferimentos em quem quer montá-lo, é lenda, na realidade há esse costume para facilitar a montaria em conjunto de um batalhão de cavalaria, pois tal seria se os cavalos estivessem alinhados, e, cada cavaleiro resolvesse montar do lado que quisesse, não daria muito certo. Deste costume nasceu o hábito.

Tipos

Há vários tipos de estribo, o usados pelos joqueis ou joquetas, em diversos estilos de corridas equestre, sob severas regras ou normas internacionais, pois não pode machucar o animal.

O usado nas corridas de avestruz, que não passa do mesmo elemento de madeira, porem com uma área de apoio mais ampla pois o animal possui o corpo curto e precisa de uma área de apoio maior aos pés.

Estribo do Ocidente.

O usado em corridas longas tipo enduro equestre, aonde o animal é testado ao limite da sua resistência pelo fato do cavaleiro ficar mais tempo montado, possui um certo tipo de apoio secundário aonde o pé do cavaleiro fica preso porem sem forçar o animal.

Há um estribo usado para adestramento de animal selvagem na forma de serrilha, porém por causar ferimentos graves foi abolido seu uso. O desrespeito á essa norma pode dar origem a pesadas multas, conforme a legislação do país.

Esse estribo serrilhado foi muito usado pelos caubóis americanos e muitos o chamam de esporas.

Há um estribo usado para amestrar os animais, devido a possibilide do cavaleiro cair ao amestrar o animal selvagem o estribo, nesse caso é duplo e possui uma trava especial, que abre automáticamente, se houver queda do cavaleiro. Evita-se assim o cavaleiro ficar dependurado no animal.para facilitar:onde o cavaleiro sobe no animal e apoia o pé

Diferenças entre estribo e esporas

A espóra é uma peça de aço curva que se prende às botas em sua parte de tras, sobre o calcanhar do cavaleiro e o estribo é a peça de apoio que fica presa á sela da montaria. Este é um equipamento de uso eletivo, quer dizer, usa-se quando necessário, pois nem todos os animais toleram o uso de espóras, outros já precisam de um toquezinho do cavaleiro para obedecer.

Não é usado em corridas de cavalos em hipódramos, por exemplo, devido a forma de montar neste tipo de competição, o jóquei fica com os pés apoiados em um estribo com loros muito curtos, o que o mantem praticamente em pé na montaria, o que não possibilita o uso do equipamento. Neste tipo de competição usa-se o rebenque, um tipo de chicote pequeno, que serve para atiçar o animal.

A espóra é muito usada em hipismo clássico, adestramento, competições de lida, pois servem para ajudar a direcionar o animal, bem como compeli-lo para que o mesmo obedeça ao comando do cavaleiro.

Existem vários tipos e modêlos de espóras. As utilizadas no hipismo clássico e adestramento não possuem a "roseta" ou "estrela" muito comum de serem vistas em filmes de bang-bang, pois esta peça é muito contundente, o que provoca ferimentos no animal, não sendo, seu uso, admitido em hipótese alguma. Para a prática destas modalidades espora utilizada tem apenas uma pequena pretuberância, totalmente rotunda, que serve apenas para deixar o animal mais concentrado e esperto.

O uso de espóra requer bastante habilidade do cavaleiro, pois dependendo da sensibilidade do cavalo, até mesmo uma espora pequena, se mal utilizada, pode fazer com que o animal empine ou dispare, o que não é nada agradável para quem o está montando, pois o perigo de queda é iminente.

Ícone de esboço Este artigo sobre um objeto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.