Evágrio de Antioquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Evágrio de Antioquia foi um dos postulantes à Sé de Antioquia durante o período de 388 até 392. Ele sucedeu Paulino de Antioquia e tinha o apoio do partido eustatiano - aderente fiel ao credo de Niceia - e era rival de Flaviano I de Antioquia durante o chamado "cisma meleciano".[1]

História[editar | editar código-fonte]

Após a morte de Paulino em 388 d.C., os eustatianos ainda ressentiam Flaviano por sua relação com o Melécio de Antioquia, considerado semi-ariano e acusado de ter sido consagrado por arianos. Por isso, os bispos elegeram Evágrio como concorrente.[2] Ainda de acordo com Sozomeno, o seu bispado não foi longo.

De acordo com Teodoreto, a consagração de Evágrio por Paulino era ilegal e não atendia os critérios da lei canônica, pois ele o fez sozinho, à beira da morte, sem consultar os pares. Ainda assim, ele foi aceito pelo imperador e o cisma continuou existindo, com Flaviano e Evágrio reinando em paralelo.[3]

Legado[editar | editar código-fonte]

Paulino e Evágrio, do partido eustatiano, foram reconhecidos no ocidente como verdadeiros bispos, enquanto que no oriente, os bispos melecianos, incluindo Flaviano, são considerados como legítimos.[1]

Segundo Jerônimo (De Viris Illustribus, 125[4]), ele traduziu a bela obra de Atanásio de Alexandria sobre Santo Antão do Deserto, "A vida do abençoado Antão", do grego para o latim.

Referências

  1. a b Wikisource-logo.svg "Schism" na edição de 1913 da Catholic Encyclopedia (em inglês)., uma publicação agora em domínio público.
  2. «15». História Eclesiástica. Flavian and Evagrius, Bishops of Antioch. The Events at Alexandria upon the Destruction of the Temple of Dionysus. The Serapeum and the other Idolatrous Temples which were destroyed. (em inglês) VII [S.l.: s.n.]  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (Ajuda)
  3. «23». História Eclesiástica. Of Flavianus bishop of Antioch and of the sedition which arose in the western Church on account of Paulinus. (em inglês) V [S.l.: s.n.]  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (Ajuda)
  4. Wikisource-logo.svg "De Viris Illustribus - Evagrius the bishop", em inglês.
Precedido por:
Paulino
Patriarca de Antioquia
388–392
com Flaviano I (381–404)
Sucedido por:
Teódoto de Antioquia