Evarist Pinto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Evarist Pinto
Nascimento 31 de dezembro de 1933
Goa
Cidadania Índia
Etnia Pakistanis
Alma mater
  • Christ the King Seminary
Ocupação padre, bispo católico
Religião Igreja Católica

Evarist Pinto (Goa, Índia, 31 de dezembro de 1933) é Arcebispo Emérito de Karachi.[1]

Evarist Pinto recebeu sua formação filosófica e teológica no seminário de Karachi. Recebeu o sacramento da Ordem em 6 de janeiro de 1968 e depois recebeu seu doutorado em estudos bíblicos pela Pontifícia Universidade Urbaniana. Ele obteve um mestrado em Sagradas Escrituras pelo Instituto Bíblico Romano.

O Papa João Paulo II o nomeou bispo titular de Castra Severiana em 2000 e o nomeou bispo auxiliar em Karachi.[2] O arcebispo de Karachi, Simeon Anthony Pereira, doou-lhe a consagração episcopal em 25 de abril de 2000; Os co-consagradores foram Max John Rodrigues, Bispo de Hyderabad no Paquistão, e Andrew Francis, Bispo de Multan.

Após a morte de Simeon Anthony Pereira em 2002, foi nomeado administrador[3]; Em 2004 foi nomeado Arcebispo de Karachi por João Paulo II.[4] Em 25 de janeiro de 2012, o Papa Bento XVI aceitou seu pedido de demissão de Evarist Pinto por motivos de idade.[5]

Ele esteve envolvido no Fórum Social Mundial de 2006 em Karachi.[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Evarist Pinto

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.