Exército da Mongólia Interior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Exército da Mongólia Interior

Bandeira do governo militar da Mongólia Interior em 1936-1937.
País Mengjiang
Criação 10 de fevereiro de 1936
Extinção 11 de agosto de 1945

O Exército da Mongólia Interior, às vezes também chamado de Exército Nacional de Mengjiang, reunia as forças militares do Estado-fantoche de Mengjiang a serviço do Império do Japão durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa; particularmente aquelas lideradas pelo Príncipe Demchugdongrub.

Era principalmente uma força de unidades de cavalaria, que consistia principalmente de mongóis étnicos, com algumas formações de infantaria chinesas han. Este exército desapareceu em 1945.

História[editar | editar código-fonte]

Foi formado em 1929 pelo príncipe mongol Demchugdongrub de seus 900 guarda-costas pessoais, armados apenas com fuzis e dois canhões de campanha do Arsenal de Mukden, um presente de Zhang Xueliang em 1929. Esta força tornou-se mais eficaz com a ajuda de conselheiros do Exército Imperial Japonês. Posteriormente, foi expandido para 9 divisões (incluindo 8 de cavalaria), para uma força de 10.000 homens, durante a Campanha de Suiyuan de 1936, com a adição de irregulares mongóis de Manchukuo da província de Jehol comandados por Li Shouxin, várias tropas mongóis irregulares das províncias de Cháhāěr e Suiyuan, e bandidos e desertores chineses. Wang Ying lidera uma força de 6.000 soldados chineses divididos em quatro brigadas, chamadas de Grande Exército Virtuoso Han.

Após a derrota em Suiyuan em 1936, o exército foi reformado em oito pequenas divisões de cavalaria para uma força total de 20.000 homens. Ela participou ao lado do exército japonês na conquista de Suiyuan em 1937. Outros elementos estiveram envolvidos na Batalha de Taiyuan (setembro-novembro de 1937).

No final da guerra, em agosto de 1945, o Exército da Mongólia Interior foi esmagado pelo Exército Vermelho na invasão soviética da Manchúria. Os sobreviventes teriam se juntado aos comunistas chineses.[1]

Postos[editar | editar código-fonte]

Unidade da cavalaria pessoal do Príncipe De Wang, 1935.
Nota Pata
General
将官
General de Exército
上将
General de Divisão
中将
General de Brigada
少将
Oficiais superiores
校官
Coronel
上校
Tenente-Coronel
中校
Major
少校
Oficiais subalternos
尉官
Capitão
上尉
Tenente
中尉
Segundo Tenente
少尉
Ajudantes suboficiais
准士官
Ajudante
准尉
Suboficiais
副士官
Sargento-mor
上士
Sargento-chefe
中士
Sargento
下士
Tropa (Praças de pré)
Cabo-chefe
上等兵
Cabo
一等兵
Soldado
二等兵

Referências

  1. Radnaev, Batozhab (5 de fevereiro de 2012). «Потомок Чингисхана против Мао - новости Бурятии и Улан-Удэ» [Descendentes de Genghis Khan contra Mao]. Информ Полис (em russo). Consultado em 11 de julho de 2023 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]