Exergia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em termodinâmica, a exergia de um sistema pode ser definido como o trabalho teórico máximo que pode ser obtido via processo o mais adequado de um sistema que encontre-se em um dado estado inicial até que este atinja o estado final de referência caracterizado pelo equilíbrio termodinâmico com o meio ambiente.

Também chamada de energia útil ou energia disponível, exergia é a parte nobre da energia, que pode ser completamente convertida em outra forma de energia e realizar trabalho, sem perdas.

Exergia é uma copropriedade de um sistema e um estado de referência. Por causa disto, exergia não é uma propriedade termodinâmica real de um estado do sistema e nem um potencial termodinâmico do sistema em si [carece de fonte]. Ela é, entretanto, a mais útil aplicação destas grandezas, e delas deriva-se matematicamente.

Definir exergia foi também o primeiro feito da termodinâmica. Exergia e energia têm ambas unidades de joules.

Particularmente relacionados à exergia de um sistema tem-se os potenciais termodinâmicos conhecidos como energia livre de Helmholtz e energia livre de Gibbs, potencial último que tem aplicação imediata no cálculo da exergia dado ser este um potencial com imediata aplicação em processos que ocorrem sobre pressão e temperatura constantes, o que engloba a maioria dos processos naturais.

Ícone de esboço Este artigo sobre Termodinâmica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.