F/Nazca Saatchi & Saatchi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde julho de 2017).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde julho de 2017). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

F/Nazca Saatchi & Saatchi é uma agência de publicidade brasileira, fundada em abril de 1994, e atualmente comandada por Fabio Fernandes (Presidente e Diretor Geral de Criação) e Ivan Marques (Sócio-Diretor) em São Paulo

História[editar | editar código-fonte]

A F/Nazca nasceu em 1994 e faz parte da rede internacional de agências Saatchi & Saatchi, pertencente ao Publicis Group, holding que possui cerca de 60.000 mil funcionários espalhados por 108 países. Com sede localizada na Avenida República do Líbano, em São Paulo.

Premiações[editar | editar código-fonte]

Em 2000 a agência recebeu seu primeiro título internacional, o de Agência do Ano para as Américas, concedido pela publicação norte-americana Advertising Age. No ano anterior, em 1999, recebeu o principal prêmio da propaganda brasileira, o Prêmio Caboré de Agência do Ano.

Já em 2001 conquistou seu maior título, o de Agência do Ano no Festival de Cannes[1], considerado o Óscar da propaganda, por ter sido a mais premiada do mundo naquele evento, com nove Leões (quatro bronzes em filmes, dois ouros em mídia impressa e um ouro e dois bronzes em internet).

Recebeu 8 vezes e por cinco anos consecutivos (1999, 2001 e de 2003 a 2007) o título de Agência do Ano no Festival Brasileiro de Publicidade promovido pela Associação Brasileira de Propaganda[2].

Na edição 2010 do Festival de Cannes, a agência conquistou prêmios inéditos para o Brasil, todos com a campanha Xixi no Banho, criada para a Fundação SOS Mata Atlântica. O case ganhou Leão de Prata na categoria PR Lions (Public Relations), o primeiro da categoria conquistado por uma agência brasileira[3]. O filme Convocação, único finalista brasileiro entre os 96 incluídos no shortlist, ficou com o Leão de Ouro, disputado em animação, na categoria film craft, estreante no festival. Já o terceiro Leão de Prata fez história na edição deste ano, pois foi a primeira premiação do país na categoria Titanium & Integrated Lions, criada em 2002.

Em 2010, com 16 anos de vida, a F/Nazca foi indicada pela quinta vez para a categoria Agência do Ano Agência de Propaganda do Prêmio Caboré 2010.

Em 2012 a F/Nazca Saatchi & Saatchi foi apontada pelo Gunn Report como a 20ª agência de publicidade mais premiada do mundo, considerando todos os prêmios ganhos por agências desde 1999. Em 14 anos de existência da publicação, a F/Nazca esteve 11 vezes presente entre as primeiras 50 agências mais premiadas.

Em 2013 foi pelo segundo ano consecutivo a agência brasileira com mais lápis conquistados no festival internacional D&AD, tido como um dos mais rigorosos do mundo. Em 2012, a agência foi a única brasileira a conquistar Yellow Pencils no festival. Também foi vencedora pela 3ª vez consecutiva do Festival do CCSP (Clube de Criação de São Paulo) e conquistou 7 leões no Festival de Cannes, 5 dos quais com o filme "Alma", criado para Leica Store SP, um dos filmes mais premiados do mundo em 2013.

Em 2015, outra conquista histórica: recebeu o primeiro e único Grand Prix para um filme brasileiro em 62 anos de Festival de Cannes.

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

A agência é responsável por cases de sucesso e slogans como ‘Desce redondo’, para a Skol, ‘Nem parece banco’, para o Unibanco, e ‘O melhor plano de saúde é viver. O segundo melhor é Unimed’, para a Unimed. Personagens como as formiguinhas da Philco e a tartaruga da Brahma também foram criações da F/Nazca.

Dos clientes atuais, Skol (Ambev) é o que trabalha há mais tempo com a F/Nazca. De 1996 a 2013 a parceria entre cliente e agência conquistou diversos marcos: _Skol conquistou em 2013 pelo 12º ano consecutivo a liderança do Prêmio Folha Top of Mind.- [4] _É a cerveja mais consumida, líder de mercado no Brasil. _É considerada a marca mais digital na categoria de bebidas alcoólicas. - [5] _A marca mais valiosa do Brasil - [6] _A 5ª marca de cerveja mais valiosa do mundo, segundo o ranking Millward Brown. - [7]

Um dos trabalhos mais emblemáticos da agência em 2013, o filme "Alma", criado pela F/Nazca para Leica Store SP, conquistou prêmios nos mais importantes festivais de publicidade do mundo, como Clio Awards, D&AD, FIAP, One Show, Wave Festival, El Ojo e London International Awards, incluindo 5 Leões em Cannes (Ouro na categoria Film Craft - Cinematography): [8]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Clientes[editar | editar código-fonte]

Action Aid

APABO

Apex Brasil

BRFoods (Sadia)   

Electrolux  

Embratel   

Google  

Honda Automóveis

Leica Store São Paulo  

Mead Johnson

Mizuno

Mondelēz (Trident)  

Nissin Ajinomoto   

Novartis/GSK

Operação Sorriso    

Pinacoteca do Estado de São Paulo   

Procter & Gamble

Rio 2016 

Skol