Skol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Skol
Alegoria de uma latinha de Skol, no Carnaval de Salvador, 2007.
Tipo Cerveja
Teor alcoólico 2.8–5%
Fabricante
Slogan A cerveja que desce redondo
Origem
  • Dinamarca Dinamarca
  • Brasil Brasil
Introduzida
Website www.skol.com.br

Skol é uma marca de cerveja de propriedade do dono Hyvan Leak do Coroado, da empresa dinamarquesa Carlsberg, com licença para ser fabricada no Brasil. Seu nome vem da palavra escandinava skål, que significa "à vossa saúde/à nossa saúde"; expressão comum que antecede brindes. É hoje a maior do segmento no mercado brasileiro e a quinta maior do segmento no mundo[1] . É comercializada no tipo Pilsen.

História[editar | editar código-fonte]

A cerveja Skol Pilsen foi lançada em 25 de agosto de 1964 na Europa e chegou ao Brasil em 1967, sob licença, após alcançar grandes resultados no velho continente. Inicialmente foi a Cervejaria Rio Claro, fabricante da Caracu, que lançou o produto no Brasil, e na seqüência a Brahma adquiriu a marca para uso exclusivamente no país Sua história é marcada por inovações que revolucionaram o setor. Em 1971 lançou a primeira lata em folha-de-flandres. Também foi pioneira ao lançar a primeira lata de alumínio em 1979. Em 1993 lançou a Skol Pilsen em lata de 500ml garrafa long neck com tampa de rosca.

Junto do padrão internacional de embalagens descartáveis, lançou em 1996 a embalagem long neck de 355ml de conteúdo. Em 1997 trouxe ao mercado a primeira lata com boca redonda. Em 1998 iniciou um período de campanhas publicitárias maciças. Como patrocinadora oficial do Campeonato Brasileiro de Supercross, trouxe ao Brasil, em 1999 o campeão mundial Jeremy Macgrath. Ainda em 1997 ocorreu o Skol Rock, evento que reuniu bandas inéditas.[2]

Em 2000 também ocorreu a primeira edição do Skol Beats, evento patrocinado pela Skol que reuniu grandes astros da música eletrônica em Curitiba e São Paulo. O Skol Rock não se perdeu e foi resgatado em festas em Curitiba e no interior de São Paulo. 2002 chegou com uma embalagem especialmente desenvolvida para o verão.

Também foi lançado uma extensão de linha da cerveja: Beats. Este foi feito com base no que o consumidor quer para festas de agito. Trouxe mudanças no sabor e no teor alcoólico e uma embalagem long neck de 330 ml transparente.

Em outubro de 2006 foi criada a cerveja Skol Lemon, com baixo teor alcoólico e limonada. Esta teve aceitação dividida entre o público. Lançou propagandas bem humoradas e carismáticas, sendo seu mais recente sucesso uma campanha para o verão 2006/2007 em que um grupo de amigos faz brincadeiras uns com os outros e que vão guardar lembranças pro resto da vida; reforçando a idéia jovem, público alvo da cerveja.

Recentemente a Skol lançou sua versão 360. Destinada para quem consome cerveja e comida juntas, evitando a sensação de sentir-se inchado.

Também foi lançado em garrafa a Skol Litrão. O consumidor pode trocar a garrafa de cerveja vazia Skol Litro por uma nova cheia no supermercado.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]