FTA-ABS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O FTA-ABS (sigla inglesa para fluorescent treponemal antibody absorption test) é um teste de imunofluorescência para confirmar o diagnóstico de sífilis usando anticorpos específicos contra a bactéria Treponema pallidum. É mais específico que o VDRL, mas não é específico para o diagnóstico de neurossífilis. O FTA-ABS, torna-se positivo antes e mantêm-se positivo por mais tempo que o VDRL. Outros treponemas, tais como T. pertenue, pode também produzir um positivo FTA-ABS. O ABS sufixo refere-se particularmente a uma etapa de processamento usado para remover inespecíficos antispirochetal anticorpos presentes no soro normal.

Em geral, esse teste tem duas funções:

  1. Como um teste de confirmação de um resultado positivo depois de um resultado positivo para outro exame sensível (RPR ou VDRL).
  2. Uma vez que o teste tem alto valor preditivo negativo é muito útil para excluir um diagnóstico de neurosífilis quando o resultado é negativo. Tanto com amostra de sangue como de LCR.

Utilidade[editar | editar código-fonte]

Este teste não é útil para verificar o sucesso do tratamento, porque não diminui com o sucesso do tratamento da doença. O resultado continua a ser positivo por muitos anos após a primária de exposição.[1]

Referências

  1. Singh, Ameeta E.; Barbara Romanowski (1 de abril de 1999). «Syphilis: Review with Emphasis on Clinical, Epidemiologic, and Some Biologic Features». Clinical Microbiology Reviews (em inglês). 12 (2): 187–209. PMC 88914Acessível livremente. PMID 10194456