Falcão-sacre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Como ler uma infocaixa de taxonomiaFalcão-sacre

Estado de conservação
Espécie em perigo
Em perigo
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Género: Falco
Subgénero: Hierofalco
Espécie: F. cherrug
Nome binomial
Falco cherrug
Gray, 1834
Distribuição geográfica

Falco cherrug

O falcão-sacre (Falco cherrug) é uma espécie de falcão muito utilizada na falcoaria, especialmente na Europa. É uma ave de estepes e pradarias pouco arborizada, com uma área de distribuição estendendo-se da Europa oriental até a Manchúria.

Preda principalmente columbideos e roedores,Focando mais em capturar os roedores apartir de mergulhos e rasantes que dão no chão.

A espécie sofreu um declínio acentuado na sua área de distribuição por capturas ilegais para uso em falcoaria, o que levou a ONG Birdlife International a classificar a espécie em 2004 como ameaçada,Onde é estimado que mais de 1,000 especimes param no mercado negro todos os anos


Essa especie foi utilizada por muito tempo na falcoaria,como ainda é utilizada até hoje,como o seu parente mais proximo,o Falcão Gerifalte (Falco Rusticolus),É um poderoso falcão, muito bom em atacar aves de pequeno e medio porte

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Falconiformes, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.