Família Cerqueira (Heráldica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O brasão de armas da família Cerqueira foi oficialmente cunhado e registrado no dia 30 de março de 1530, como consta no Nobiliário de Famílias de Portugal, de Felgueiras Gaio[1].

Nobiliário de Famílias de Portugal, de Felgueiras Gaio Tomo VII, p. 110

O brasão de armas é composto por um escudo português vermelho com um leão rampante com coleira em cor dourada.

No livro Tombo das armas dos reis e titulares e de todas as famílias nobres do reino de Portugal intitulado com o nome de tesouro de nobreza [2], temos uma das representações da heráldica dos Cerqueiras.

Heráldica Cerqueira

No Livro O regimento do Armeiro-Mor [3] temos registrado as armas dos reis e nobreza de Portugal do período de 1512 a 1765. Sendo ali também registrada a nobreza de armas da família.

Heráldica Cerqueira

No Livro Tesouro Da Nobreza De Portugal[4] temos o registro oficial do brasão de armas da família Cerqueira com a descrição heráldica documentada por escrito e por imagem.

Descrição heráldica documentada por escrito (Cerqueira)
Descrição heráldica documentada imagem (Cerqueira)

O Livro do Armeiro-Mor é um manuscrito iluminado datado de 1509, durante o reino de D. Manuel I, décimo-quarto rei de Portugal. O códice é um armorial, isto é, uma coletânea de armas heráldicas, da autoria do Rei de Armas João do Cró. É considerado uma das obras-primas da iluminura conservadas em Portugal. Nesse livro também encontramos o escudo de armas da família no seu máximo esplendor.

Escudo de Armas Familia Cerqueira

Encontramos confirmações e replicações do escudo dessa família provindas de muitas fontes modernas como por exemplo no livro Armorial Lusitano [5]

Cerqueira (Heráldica)

Referências

  1. livro Nobuario de famílias de Portugal de Felgueiras Gayo Tomo sétimo, página 110
  2. livro Tombo das armas dos reis e titulares e de todas as famílias nobres do reino de Portugal intitulado com o nome de tesouro de nobreza, pág. 36 ", por Francisco Coelho
  3. livro O regimento do Armeiro-Mor por Manuel Arthur Norton de 2001, temos registrado as armas dos reis e nobreza de Portugal do período de 1512 a 1765
  4. Livro Tesouro Da Nobreza De Portugal por Frei Manuel de Santo António e Silva, 1783
  5. livro Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete, pg. 157.