Federação de Trabalhadores da Região Espanhola
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Julho de 2020) |
A Federação de Trabalhadores da Região Espanhola (em espanhol Federación de Trabajadores de la Región Española) foi uma organização de caráter anarquista e sindicalista fundada em Barcelona em 1881 pela iniciativa de Josep Llunas i Pujals, Rafael Farga Pellicer e Antoni Pellicer, após a dissolução da Federación Regional Española, seção espanhola da Associação Internacional dos Trabalhadores, também conhecida como a Primeira Internacional.
Foi fundada pela iniciativa nomeadamente de Josep Llunas i Pujals, Rafael Farga Pellicer e Antoni Pellicer. Destacou nela Anselmo Lorenzo.
A Federação evoluiria ao longo da década de 1880 na Organização Anarquista da Região Espanhola (O.A.R.E.) à qual o governo imputou as ações da organização Mano Negra. Internamente destacaram os confrontos entre o setor coletivista bakunista e o setor comunista libertário kropotkiniano.
A partir de 1910 o movimento anarquista espanhol organizou-se em torno à recém fundada, a partir do segundo congresso de Solidariedade Operária, a Confederação Nacional do Trabalho.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- SANTASUSAGNA. Reus i els reusencs en el Renaixement de Catalunya . Reus, 1982.
- Enciclopèdia Catalana. Barcelona, edições 62, 1997.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- «Fundació Ferrer i Guàrdia» (em catalão)