Saltar para o conteúdo

Federação de Muaythai Tradicional do Estado do Pará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Federação de Muaythai Tradicional do Estado do Pará
(FMTTEPA)
Tipo Estadual
Fundação 2014
Propósito Incentivar e apoiar a promoção da ética no Muaythai, para difundir e perpetuar a herança cultural do Muaythai Tradicional e de maneira oficial.
Sede Ananindeua, Pará
Membros Academias de todo o estado do Pará.
Filiação CBMTT
Presidente Agnaldo Silva
Sítio oficial www.fmttepa.com

A FMTTEPA - Federação de Muaythai Tradicional do Estado do Pará, é a entidade oficial do Muaythai no estado do Pará, filiada à Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional (CBMTT) que por conseguinte é a única no país filiada a Federação Internacional de Muaythai Amador (IFMA) e ao Conselho Mundial de Muaythai (WMC)[1][2] entidades reitoras do Muaythai em nível mundial, tanto na área amadora como profissional respectivamente.

A FMTTEPA foi inaugurada oficialmente dia 18 de de dezembro de 2014, com o objetivo de trazer de volta a oficialidade e organização ao Muaythai Paraense, que até este momento não tinha nenhuma represenção da CBMTT no Pará, além de valorizar os seus filiados, principalmente os atletas que queiram defender as cores de sua academia, do nosso estado e de nossa pátria além mar, porém sem esquecer o trabalho incansável dos instrutores, professores e mestres que dedicam sua vida transmitindo e perpetuando esta herança cultural tailandesa. A FMTTEPA através das normas da CBMTT age divulgando e promovendo o Muaythai, servindo de meio de intercâmbio cultural e de sensibilização para a disciplina de combate com a tradição tailandesa.[3] Alguns meses antes de sua inauguração oficial, a FMTTEPA em formação foi convidada para para participar do Campeonato Brasileiro de Muaythai Tradicional de 2014 no Rio de Janeiro, onde formou uma pequena seleção com 7 atletas e retornando com seu primeiro campeão Brasileiro, Tiago Cunha (AS Combat), uma vice-campeã Suellen Sarmanho (As Combat) e dois bronzes com Leandro Angelo (As Combat) e Evellyn Gomes (Franck Combat).[4] Antes de completar 1 ano de fundação, a FMTTEPA realizou o feito histórico de sediar um Campeonato Brasileiro de Muaythai, feito inédito na Região Norte, evento este chancelado pela CBMTT que serviu de seletiva oficial para o Mundial de Muaythai 2016, em Jönköping, na Suécia.

Sistema de graduação

[editar | editar código-fonte]

A FMTTEPA usa o mesmo sistema de graduação da CBMTT, onde esta graduação simbolizada pelo prajied que trata-se de uma corda trançada que é usada num ou em dois braços (bíceps) de um lutador de muaythai com a respectiva cor do sistema de classificação.[5] Esta graduação é padronizada internacionalmente pela IFMA e WMC, que são as entidades máximas do Muaythai em nível mundial reconhecidas pelo governo Tailandês.

A CBMTT segue fielmente este quadro de graduações, pois além dessa forma seus filiados serão reconhecidos em todo o mundo desenvolvendo um trabalho com o Muaythai da forma como ele é praticado na Tailândia.

Infelizmente no Brasil até pouco tempo usava-se a palavra Kruang para definir o nome da corda que simbolizava as graduações. Na realidade o nome correto é prajied, pois este é termo utilizado na Tailândia.

Khan Prajied Cor Experiência Tempo
1 Khan Nueng Branco Iniciante 3 meses
2 Khan Song Amarelo Iniciante 3 meses
3 Khan Sam Amarelo e Branco Iniciante 3 meses
4 Khan Sih Verde Iniciante 3 meses
5 Khan Hah Verde e Branco Intermediário 6 meses
6 Khan Hok Azul Intermediário 6 meses
7 Khan Jed Azul e Branco Intermediário 6 meses
8 Khan Pad Castanho Avançado 6 meses
9 Khan Kaoh Castanho e Branco Avançado 6 meses
10 Khan Sib Vermelho Avançado 6 meses
11 Khan Sib Ed Vermelho e Branco Professor em Treinamento
(Kru Fueng Sorn)
12 meses
Idade: 18 anos
12 Khan Sib Song Preto Professor Auxiliar
(Kru Puh Chuay)
24 meses
Idade: 20 anos
13 Khan Sib Sam Preto e Branco Professor
(Kru)
36 meses
Idade: 22 anos
14 Khan Sib Sih Prata Mestre
(Arjarn)
Nomeado pela IFMA ou pela WMC
15 Khan Sib Hah Ouro Grão-Mestre
(Arjarn Yai)
Nomeado pela IFMA ou pela WMC
16 Khan Sib Hok Ouro e Prato Grão-Mestre de Honra
(Por Ra Ma Jarn)
Nomeado pela IFMA ou pela WMC

A FMTTEPA é filiada á CBMTTe através dela está conectada com a CSMT - Confederação Sul-Americana de Muaythai; PAMU - Pan American Muaythai Union; IFMA - Federação Internacional de Muaythai Amador; WMC - Conselho Mundial de Muaythai ,além de outras entidades de Muaythai e Muay Boran.

Entidades reitoras do Muaythai em nível Mundial

[editar | editar código-fonte]
  • IFMA - Federação Internacional de Muaythai Amador.
  • WMC - Conselho Mundial de Muaythai.

Entidades reitoras do Muaythai em nível Pan Americano e Sul-Americano

[editar | editar código-fonte]
  • PAMU - União Pan Americana de Muaythai.
  • CSMT - Confederação Sul-Americana de Muaythai.

Campeonatos oficiais da FMTTEPA

[editar | editar código-fonte]

Os campeonatos realizados pela FMTTEPA no estado do Pará, são os os únicos que servem de seletivas oficiais para o Campeonato Brasileiro de Muaythai Tradicional. Constam no calendário oficial da entidade a realização anual do Campeonato Paraense de Muaythai e da Copa Norte-Nordeste de Muaythai, sendo esta última servindo de seletiva também para os outros estados da região Norte e região Nordeste. Podem servir também de seletiva eventos realizados por academias filiadas que sejam chancelados pela FMTTEPA e que estejam no mesmo parão que a entidade segue em realização de eventos.

Campeonatos realizados pela FMTTEPA

[editar | editar código-fonte]

Participação da FMTTEPA em competições internacionais

[editar | editar código-fonte]

Participação da FMTTEPA em Brasileiros

[editar | editar código-fonte]

Categorias de peso

[editar | editar código-fonte]