Ferro & Fogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ferro & Fogo
Informação geral
Origem Pontinha, Lisboa
País Portugal Portugal
Gênero(s) Rock
Portuguese rock
Covers
Período em atividade 1978 - actualmente
Gravadora(s) Metro-Som
Afiliação(ões) Os Plutónicos
Renovação
Hosanna
Integrantes João Carlos
António Feiteira
Rui Ricardo
Jaime Ferreira
Tiago Cruz
Ex-integrantes Necas
Alfredo Azinheira
Franjas
Carlos Âlcantara
Paulo Ribeiro
Fernando Pinto Costa
Xico Merg
Paulo Caldas
Nuggy
André Marinho
David Sequeira
Paulo Xis
João Ricardo
Página oficial Site Oficial

Os Ferro & Fogo são uma banda portuguesa de rock formada em janeiro de 1978.

A origem dos Ferro & Fogo, remonta ao grupo "Plutónicos[1] formado em 1962 na Pontinha. Na década de 70 mudam de nome para "A Ferro e Fogo/Os Plutónicos" e finalmente passam para "Ferro & Fogo".

Os ex-Plutónicos Necas (guitarra), Alfredo Azinheira (baixo) e Mário Rui (bateria) juntaram-se ao vocalista João Carlos (ex-Hosanna) e em Janeiro de 1978 fazem a primeira actuação como Ferro & Fogo em Aveiro, no pavilhão do Beira-Mar onde também actuou o grupo Tantra.

Desde o início que faziam "covers" de grupos de hard-rock mas com o "boom do rock português" começaram também a fazer originais.

Entra o guitarrista Franjas e Carlos Alcântara substitui Mário Rui na bateria. É com esta nova formação que conseguem um contrato com a Metro-Som.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1978, a primeira actuação em janeiro-78, em Aveiro, com os Tantra.

Em 1981, lançam o single 'Super Homem'.[1]

Em 1982, é lançado o seu segundo single, ' Santa Apolónia', em fevereiro de 1982 e em julho desse ano é lançado o LP 'Vidas'.[1]

Em 1982, os 'Ferro & Fogo' fazem a 1ª parte dos concertos da banda futurista 'Classic Nouveux' no Porto (Pavilhão Infante Sangres) e em Lisboa (Pavilhão do Restelo).

Em 1984 mudam para a editora Discossete que lança em abril desse ano o single 'Oxalá'. Fazem a banda sonora de várias peças de teatro infantil, entre as quais a peça 'D. Quixote', exibida várias vezes na RTP.

Em 1986 deslocaram-se em digressão ao norte de França, actuando em Roubaix e também em Bruxelas, para a comunidade portuguesa aí radicada.

Mantêm-se nos "covers" e iniciam um circuito por bares e discotecas de todo o país, especializando-se em versões dos Whitesnake e Iron Maiden.

Em 1993 são homenageados pelo jornal «Blitz», pelos seus 15 anos de existência.

Em 1998, em Junho e em Dezembro, actuam na Discotecas «Vespas» (Funchal).

Em 1998 iniciam o circuito de Concentrações Motards em todo o país. Participam no encerramento da 'Queima das Fitas de Lisboa' em 1998, para 10.000 pessoas

Passaram várias vezes pela televisão portuguesa, destacando-se passagem pelo programa 'Passeio dos Alegres' (Júlio Isidro), 'Berros & Bocas' (Luís Filipe Barros e Manuela Moura Guedes).

João Carlos participou em vários programas de talentos como a semi-Final do Chuva de Estrelas (SIC) onde interpretou Whitesnake, Casa de Artistas (RTP), imitando Robert Palmer, e no programa de ensaio de 'Cantigas da Rua' (Cat Stevens)

Participaram também em programas como 'Domingo Gordo (Júlio Isidro), 'Big Show SIC' (João Baião), Superbuéréré (SIC) com Ana Malhoa e mais recentemente em 'Você na TV' de Manuel Luis Goucha e Cristina Ferreira (TVI)

Em fevereiro de 2018, comemoraram os seus 40 anos de actividade musical.

Actualidade[editar | editar código-fonte]

Mantêm-se nos "covers" com incidência especial num reportório de Hard Rock, Heavy Metal, Rock comercial, Rock em Português e ainda outros clássicos dos anos 70 e 80.

Continuam a actuar em todo o tipo de circuitos; Bares, Discotecas, Câmaras Municipais, Universidades, Concentrações Motards e Festejos Anuais.

Formação[editar | editar código-fonte]

Membros actuais[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Ferro & Fogo

Álbuns originais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «A Ferro & Fogo». RTP Memória. Consultado em 9 de Dezembro de 2018 

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ferro & Fogo