Ferro & Fogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ferro & Fogo
Informação geral
Origem Pontinha
País  Portugal
Género(s) Hard-Rock
Covers
Período em actividade 1978 - actualmente
Gravadora(s) Metro-Som
Discossete
Integrantes João Carlos (voz)
Paulo X (guitarra)
António Feiteira (guitarra e voz)
João Ricardo (baixo)
Rui Ricardo (bateria)
Ex-integrantes Necas (guitarra)
Alfredo Azinheira (baixo)
Mário Rui (bateria)
Franjas (guitarra e voz)
Carlos Alcântara (bateria)
Fernando Pinto da Costa (teclas)
Xico Merg(guitarra)
Paulo Caldas (bateria)
Paulo Ribeiro (baixo)
Mario "Nuggy" Valente (baixo)
David Sequeira(bateria)
André Marinho (baixo)
Página oficial Ferro & Fogo

Os Ferro & Fogo, são um grupo português de covers nacional.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A origem dos Ferro & Fogo, remonta ao grupo "Plutónicos formado em 1962 na Pontinha. Na década de 70 mudam de nome para "A Ferro e Fogo/Os Plutónicos" e finalmente passam para "Ferro & Fogo"[2].

Os ex-Plutónicos Necas (guitarra), Alfredo Azinheira (baixo) e Mário Rui (bateria) juntaram-se ao vocalista João Carlos (ex-Hosanna) e em Janeiro de 1978 fazem a primeira actuação como Ferro & Fogo em Aveiro, no pavilhão do Beira-Mar onde também actuou o grupo Tantra[3].

Desde o inicio que faziam "covers" de grupos de hard-rock mas com o "boom" do rock português começaram também a fazer originais. Entra o guitarrista Franjas e Carlos Alcântara substitui Mário Rui na bateria[1]. É com esta nova formação que conseguem um contrato com a Metro-Som.

Em 1981 lançam o single "Super Homem". O seu segundo single, "Santa Apolónia", é lançado em Fevereiro de 1982 e em Julho desse ano é lançado o álbum "Vidas". Como parte da digressão de lançamento fazem as primeiras partes dos concertos dos Classix Nouveaux no Porto e em Lisboa[3].

Em 1984 mudam para a editora Discossete que lança em Abril desse ano o single "Oxalá". Fazem a banda sonora de várias peças de teatro infantil entre as quais a peça "D. Quixote" que foi exibida várias vezes na RTP.

Em 1986 deslocaram-se em digressão ao norte de França actuando em Roubaix e também em Bruxelas. Mantêm-se nos "covers" e iniciam um circuito por bares e discotecas de todo o país, especializando-se em versões dos Whitesnake e Iron Maiden.

Em 1993 eram constituídos por João Carlos na voz, Necas na guitarra (os únicos membros da formação original), Fernando Pinto da Costa nas teclas, Xico Merg na guitarra, Paulo Caldas na bateria e Paulo Ribeiro no baixo. É essa formação que, em Janeiro, actua na "Dinofesta" organizada pelo jornal "Blitz" onde também actuaram os UHF e Os Cavacos[3].

A editora Metro-Som reeditou em 2008 o álbum "Vidas" com a inclusão dos temas dos dois singles editados pela editora.

O grupo é convidado habitualmente, desde 1998, para espectáculos de concentrações de "Motards" por todo o país.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Passaram várias vezes pela televisão portuguesa destacando-se passagem pelo programa "Passeio dos Alegres" e "Berros E Bocas". João Carlos participou em vários programas de talentos como a semi-final do "Chuva de Estrelas", onde interpretou os Whitesnake, "Casa de Artistas" (imitando Robert Palmer) e no programa de ensaio de "Cantigas Da Rua" (Cat Stevens). Participaram também em programas como "Domingo Gordo", "Big Show SIC", "SuperBuéréré" e mais recentemente em "Você na TV" de Manuel Luis Goucha e Cristina Ferreira.

Actualidade[editar | editar código-fonte]

Actualmente os Ferro & Fogo, estão bem vivos, continuando com as digressões e os "covers" com João Carlos (vocalista), Paulo X (guitarra), António Feiteira (guitarra e voz), João Ricardo (baixo) e Rui Ricardo (bateria). O ultimo resistente da formação original continua a ser João Carlos.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Super Homem/Vai de Roda, Vem de Rock (Single, Metro-Som, 1981)
  • Santa Apolónia/Gaja Marada (Single, Metro-Som, 1982)
  • Vidas (LP, Metro-Som, 1982)
  • Oxalá/Homem das Mulheres (Single, Discossete, 1984)
  • Vidas - Edição comemorativa dos 30 Anos dos Ferro & Fogo (CD, Metro-Som, 2008)[1]

Referências

  1. a b c «Outras Compras "Vidas" - Ferro & Fogo». A Trompa. 15 de maio de 2008. Consultado em 22 de maio de 2010  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  2. Aristides Duarte (23 de maio de 2001). «Plutónicos». ANM - A Nossa Música. Consultado em 22 de maio de 2010  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  3. a b c «Ferro & Fogo». Música Portuguesa - Anos 80. Consultado em 22 de maio de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Portugal.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical de Portugal, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.