Figura de Chladni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Figuras de Chladni)

Os nós de vibração de uma placa elástica fina formam linhas caracteristicas da frequência específica que foi animada. A materialização dessas linhas com um pó, geralmente o pó de lycopodium, forma as figuras de Chladni. O nome das figuras origina-se do físico alemão Ernst Chladni.[1]

Dispositivo para o estudo das figuras de Chladni

Descrição[editar | editar código-fonte]

Criação de figuras de Chladni

Em um centro de apoio devem ser fixados rigidamente várias placas de metal horizontais de tamanho, forma e espessura diferentes. A parte central mantém-se fixa; as extremidades não são apoiadas, ficando assim livre para vibrar.[2]

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Uma vez a placa de metal fixada ao suporte, coloca-se areia e, em seguida, põe-se o dispositivo a vibrar, por exemplo, com um arco que é friccionado verticalmente na borda do prato. Com a fricção do arco, a placa vibra, a areia se move das zonas de vibração forte para as áreas onde a vibração é menos forte ou mesmo inexistente (os nós de vibração da onda estacionária), assim formando as figuras de Chladni.

Figuras de Chladni

Ao estudar uma mesma placa, percebe-se que a alteração da posição do ponto de vibração revela figuras diferentes que correspondem a diferentes modos vibracionais dessa placa. Pode-se também reduzir a vibração em alguns lugares, colocando-se um dedo. Outras figuras aparecem quando mudamos os parâmetros (forma de placa, tamanho, espessura etc.).

As figuras de Chladni também podem ser usadas como um instrumento para controlar a qualidade ou a acústica de um instrumento.

Vibrações distintas geram figuras diferentes, mesmo quando se mantém a mesma placa, além da influência da forma da placa utilizada:

Figuras de Chladni

Outros ficheiros[editar | editar código-fonte]

{{{caption}}}
Como a serragem se acumula?
Como a serragem se acumula? 
{{{caption}}}
Desafio
Desafio 

Artigos relacionados[editar | editar código-fonte]

Referências