Filipa de Luxemburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Filipa
Condessa consorte de Hainaut
Reinado 128022 de agosto de 1304
Antecessor(a) Adelaide da Holanda
Sucessor(a) Joana de Valois
Condessa consorte da Holanda
Reinado 10 de novembro de 129922 de agosto de 1304
Predecessor Isabel de Rhuddlan
Sucessor Joana de Valois
 
Cônjuge João II de Avesnes
Casa Luxemburgo (por nascimento)
Avesnes (por casamento)
Nascimento 1252
Morte 6 de abril de 1311 (59 anos)
Enterro Convento dos Cordeliers, Valenciennes, França
Pai Henrique V do Luxemburgo
Mãe Margarida de Bar

Filipa de Luxemburgo, também conhecida como Filipina (em francês: Philippa ou em francês: Philippine; 12526 de abril de 1311)[1] [2] foi condessa consorte da Holanda e Hainault como esposa de João II de Avesnes.

Família[editar | editar código-fonte]

Filipa era filha de Henrique V do Luxemburgo, chamado "o Grande", e de Margarida de Bar. Seus avós paternos eram Waleran III de Limburgo e Ermesenda do Luxemburgo. Seus avós maternos eram o conde Henrique II de Bar e Filipa de Dreux.

Ela foi a primeira filha e terceira criança de seus pais. Teve cinco irmãos: Henrique VI de Luxemburgo, sucessor do pai, marido de Beatriz de Avesnes; Waleran I de Ligny, conde de Ligny e senhor de La Roche, marido de Joana de Beaurevoir; Isabel de Luxemburgo, condessa de Flandres como esposa de Guido de Dampierre, e avó paterna de Branca de Namur, rainha consorte da Suécia e Noruega; Margarida, e Joana, abadessa de Clairefontaine.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1265, Filipa casou-se com João, futuro conde de Hainaut, Holanda e Zelândia. Ele era filho de João I de Avesnes, conde da Holanda e de Adelaide da Holanda, regente da Holanda de 1258 a 1263 durante a minoridade do sobrinho, Florêncio V da Holanda. Adelaide era irmã de Margarida da Holanda, condessa de Hennenberg, que de acordo com uma lenda, teria dado a luz à 365 filhos.

João morreu em 22 de agosto de 1304, aos 56 ou 57 anos de idade. Já Filipa veio a falecer quase sete anos depois, em 6 de abril de 1311, com cerca de 59 anos de idade. Foi enterrada no Convento dos Cordeliers, em Valenciennes, mesmo local de enterro do marido. [3]

Descendência[editar | editar código-fonte]

O casal teve doze filhos:

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências