Valenciennes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o zoólogo e taxonomista, veja Achille Valenciennes.
Valenciennes
  Comuna francesa França  
Fachada do Place d'Armes
Fachada do Place d'Armes
Símbolos
Brasão de armas de Valenciennes
Brasão de armas
Gentílico valenciennois
Localização
Valenciennes está localizado em: França
Valenciennes
Localização de Valenciennes na França
Coordenadas 50° 21' 29" N 3° 31' 24" E
País  França
Região Coats of arms of None.svg Altos da França
Departamento Blason Nord-Pas-De-Calais.svg Norte
Características geográficas
Área total 13,84 km²
População total (2010) [1] 43 335 hab.
Densidade 3 131,1 hab./km²
Altitude 42 m
Código Postal 59300
Código INSEE 59606
Sítio valenciennes.fr

Valenciennes (em neerlandês: Valencijn; em latim: Valentianae) é uma cidade e comuna do norte da França, no departamento de Nord, junto ao rio Escalda (Escaut). Em 2010 a comuna tinha 43 335 habitantes (densidade: 3 131,1 hab./km²).[1] A sua região metropolitana tinha 399 677 habitantes em 1999. Seus habitantes são chamados valenciennois.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira menção de Valenciennes consta em um documento lavrado no ano de 693 e assinado por Clóvis II. No século IX a região sofreu investidas dos normandos. Durante o período Carolíngio a cidade desenvolveu-se. Em 1008 uma peste foi subsequente a uma terrível escassez frumentária assolou a região.

No século XIV, a Torre de Dodenne foi construída. No século XV, o Condado de Hainaut, Valenciennes inclusa, se tornou parte das senhorias do duque de Borgonha. Em 1524, enquanto da Guerra Italiana, o Imperador Carlos V do Sacro Império, senhor de Hainaut, acampou perto da cidade. Com suas manufaturas de lã e linho finos, a cidade era então economicamente forte.

Por volta de 1560 Valenciennes tornou-se um dos primeiros centros calvinistas. Em 1562 ali ocorreu o primeiro ato de resistência à perseguição religiosa nos Países Baixos, quando uma multidão soltou alguns protestantes condenados a ser executados na estaca. Em 1580 o controle da cidade, até então um reduto seguro para os calvinistas, foi retomado por Alessandro Farnese da qual em seguido o protestantismo foi erradicado.

Pelo Tratado de Nijmegen, o controle de Valenciennes (1678) com a circunvizinha parte sul do Condado de Hainault passaram à França, dividindo o antigo Condado ao meio. Logo depois disso Vauban visitou a cidade na sua missão por fortalecer as fronteiras setentrionais do reino da França.

A partir do dia 23 de maio 1793, durante a revolução francesa, a cidade defendida por 9 000 homens foi sitiada por 150 000 homens dos exércitos austríacos e britânicos e tomada no dia 28 de julho do mesmo ano.

Economia[editar | editar código-fonte]

Valenciennes é historicamente famosa por sua tecelagem em e linho. Até os anos setenta, as indústrias principais eram do aço e a têxtil. Desde então estas atividades declinaram, e as atividades focalizaram principalmente a produção de automóveis. Em 2001 a Toyota construiu ali a sua linha de montagem do Toyota Yaris na Europa Ocidental. Por conta disso, o desemprego, que era particularmente alto na região, encontra-se abaixo da média nacional.

Sistema de transportes públicos[editar | editar código-fonte]

O eléctrico de Valenciennes é um sistema dedicado de transporte público que serve Valenciennes e sua aglomeração, no norte da França. Em 2014, compreende duas linhas com um total de 33,8 km de pistas e 48 estações.

linha de eléctricos de Valenciennes - estação da Université.

A rede moderna, que reintroduz o modo de trânsito de eléctricos (trems urbanos) após o seu abandono em 1966, foi lançada em 3 de julho de 2006 com a abertura de uma primeira seção de 9,5 km e 19 estações entre a Universidade e Dutemple. Foi alargado a Denain Espace Villars em 3 de Setembro de 2007, tendo custado 242,75 milhões de Euros.

A segunda linha entre Vieux-Condé Le Boulon e Université foi inaugurada no dia 24 de fevereiro de 2014.

Administração[editar | editar código-fonte]

Valenciennes é uma sub-prefeitura do departamento Nord.

Lista de prefeitos de Valenciennes desde 1947[editar | editar código-fonte]

Monumentos e atrações turísticas[editar | editar código-fonte]

Museu de Belas Artes de Valenciennes.

A Linha Hindenburg passava por Valenciennes durante a I Guerra Mundial, o que levou-a a grande destruição. Valenciennes foi novamente quase totalmente destruída durante a II Guerra, sendo então reconstruída.

Alguns monumentos sobreviventes:

  • A fachada da Camara Municipal, que sobreviveu aos bombardeios da guerra.
  • Notre-Dame du Saint-Cordon, alvo de peregrinação anual.
  • La Maison Espagnole, remanescente da ocupação espanhola, terminada em 1678.
  • A Torre Dodenne, parte remanescente das fortificações medievais que Carlos V mandou destruir.

Pessoas nascidas em Valenciennes[editar | editar código-fonte]

Cidades gêmeas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Populations légales des communes en vigueur au 1er janvier 2013». www.insee.fr (em francês). INSEE. Dezembro de 2012. Consultado em 3 de abril de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Valenciennes


Erro de citação: Existem etiquetas <ref> para um grupo chamado "nota", mas não foi encontrada nenhuma etiqueta <references group="nota"/> correspondente