Ôbuda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Prefeitura de Obuda - Budapeste
Anfiteatro Romano

Ôbuda era uma cidade histórica da Hungria que foi unida em 1873 a Buda e Peste e que hoje faz parte do Distrito III - Ôbuda - Békásmegyer de Budapeste . O nome significa Antiga Buda em húngaro (em alemão, Alt-Ofen). Seu nome em croata e em sérvio é Stari Budim, mas a minoria croata local a chama Obuda , usando o nome "Budim" para a fortaleza de Buda.

A Ilha Ôbuda que fica próxima a essa área de Buda é palco do Festival de Sziget de música e cultura.

O centro de Ôbuda é a praça Főtér (Praça Principal) que se liga a uma pequena praça com uma escultura que representa pessoas esperando a chuva. É acessível através da estação Árpád híd do sistema de trens urbanos BHÉV.

História[editar | editar código-fonte]

Assentamentos que datam da Idade da Pedra foram encontrados em Ôbuda. Os romanos construíram Aquinco, capital da província da Panônia província nesse local. Os Húngaros chegaram depois do ano 900 e ali se fez um importante assentamento de grandes líderes tribais e depois reis. Bela IV da Hungria construiu ali uma nova capital após a invasão mongol de 1241-1242 em Buda , pouco ao sul de 'Óbuda'. Em 01 de janeiro de 1873 se uniu com Buda e Peste para formar Budapeste .


Escola Elementar Judia de Ôbuda foi vítima do Holocausto Em 13 de junho de 2012, uma placa comemorativa para os ex-professores e estudiosos foi afixada na parede do edifício erguido no local onde ficava a escola .


Citação: “Eu darei a vocês um nome eterno, que nunca vai ser esquecido” (Isaías 56: 5) (Budapeste , Distrito III , Óbuda Rua Nr 6).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]