Fonte da juventude

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Fonte da juventude, de Lucas Cranach, o Velho.

Fonte da Juventude é uma fonte que, segundo diversas lendas, possui águas capazes de rejuvenescer a pessoa que bebê-las.

Expedições[editar | editar código-fonte]

Ao longo da história, diversos exploradores buscaram fontes da juventude, de acordo com suas próprias crenças em relatos que conheciam.

  • Em 1493, Pedro sai da Espanha rumo à América, acompanhando Cristóvão Colombo em sua segunda expedição - financiada pelos reis Fernando e Isabel. Desembarca na ilha de Hispaniola (atual ilha de São Domingos), colonizando o território.
  • Com o objetivo de explorar novas terras, Ponce de León chega a Porto Rico, onde é nomeado governador, em 1508. Por meio dos nativos, teria descoberto a existência de uma fonte da juventude, que ficaria ao norte de Cuba, em uma ilha chamada Bimini.
  • Em 1513, sai em busca das águas rejuvenescedoras. Como a lenda dizia que a fonte ficava em um ambiente paradisíaco (onde também estaria o jardim do Éden), qualquer ilha tropical era digna de ser investigada.
  • No domingo de Páscoa do mesmo ano, Ponce de León chega a uma costa, que nomeia de "La Florida" - que significa "A Florida". Durante a expedição, é ferido gravemente por índios, sendo levado a Cuba, onde não resiste e morre.
  • Muitos acreditam que o explorador tenha encontrado a fonte na Flórida - região rica em águas minerais. Em sua homenagem, foi criado o Parque Nacional da Fonte da Juventude, em Saint Augustine - cidade situada na primeira costa a ser colonizada por europeus.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Fonte da juventude