Fonte de alimentação ininterrupta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2016)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
UPSFrontView.jpg UPSRearView.jpg
Aspectos anterior e posterior de uma fonte de alimentação ininterrupta.

Fonte de alimentação ininterrupta, também conhecida pelo acrônimo UPS (sigla em inglês de uninterruptible power supply) ou no-break, é um sistema de alimentação secundário de energia elétrica que entra em ação, alimentando os dispositivos a ele ligados, quando há interrupção no fornecimento de energia primária.

Um UPS, popularmente conhecido como no-break, é empregado em aparelhos eletrônicos, como computadores. Sua alimentação é provida por uma bateria, que fica sendo carregada enquanto a rede elétrica está funcionando corretamente. Essa bateria possui uma autonomia em geral não muito grande (algo entre 10 e 15 minutos, dependendo da quantidade de equipamentos utilizados e do modelo), tempo suficiente, no entanto para salvar os dados ou aguardar o início da operação de gerador. Quanto mais equipamentos conectados ao no-break, menos autonomia ele terá, pois estará consumindo mais carga que o necessário. (Autonomia é o tempo que a bateria da fonte consegue fornecer energia para o computador depois de um corte do fornecimento através da rede elétrica.)

O nobreak, além de proteger os aparelhos em casos de quedas energia, serve para conter:

  • Subtensão ou sobretensão na rede elétrica;
  • Sobrecarga;
  • Descarga das baterias;
  • Curto circuito nas saídas;
  • Picos de tensão;
  • Também fornece uma energia limpa e ininterrupta.

Tipos de fonte ininterrupta[editar | editar código-fonte]

Existem dois tipos de "no-breaks", o "on-line" e o "off-line".

Sistemas ininterruptos de energia, definidos no Brasil através na NBR 15014 da ABNT como nobreaks, são sistemas responsáveis pelo fornecimento de energia condicionada para cargas críticas sem interrupções, mesmo durante uma falta no fornecimento de energia das concessionárias.

Nos equipamentos "on line" sempre existe dupla conversão de energia. No primeiro estágio o retificador opera como conversor de tensão C.A. da rede elétrica em tensão C.C. e no segundo estágio o inversor converte tensão contínua C.C. em alternada C.A. para a saída. Deste modo a tensão de saída fornecida para a carga possui amplitude/freqüência/forma totalmente independentes da entrada.

Esta é a única topologia de nobreak que protege a carga contra os seis principais distúrbios da rede elétrica, sempre fornecendo tensão senoidal na saída além de não apresentar interrupção nas transferências de carga.

Line interactive são uma evolução dos "offline". Neles o inversor também assume apenas quando existe uma falha elétrica. A única diferença é que o inversor fica ligado continuamente e um circuito de monitoramento que se encarrega de monitorar a tensão e usa a energia do inversor em caso de queda de tensão. A ideia é somar uma proteção UPS do equipamento e um estabilizador.

Aparelhos onde o nobreak pode ser utilizado[editar | editar código-fonte]

Esse equipamento é ideal para diversos ambientes, como residências, em microcomputadores, impressoras, scanners, video games, aparelhos de som e televisores. É uma proteção muito útil no setor industrial, em data centers, servidores de rede, sistemas de segurança e automações comerciais. Os equipamentos hospitalares, que também precisam de energia 24 horas por dia, se beneficiam do nobreak.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Fonte de alimentação ininterrupta


Referências[editar | editar código-fonte]