Fonte de alimentação ininterrupta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2016)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
UPSFrontView.jpg UPSRearView.jpg
Aspectos anterior e posterior de uma fonte de alimentação ininterrupta.

Fonte de alimentação ininterrupta, também conhecida pelo acrônimo UPS (sigla em inglês de uninterruptible power supply) ou no-break no Brasil, é um sistema de alimentação secundário de energia elétrica que entra em ação, alimentando os dispositivos a ele ligados, quando há interrupção no fornecimento de energia primária.

Um UPS, popularmente conhecido como no-break, é empregado em aparelhos eletrônicos, como computadores. Sua alimentação é provida por uma bateria, que fica sendo carregada enquanto a rede elétrica está funcionando corretamente. Essa bateria possui uma autonomia em geral não muito grande (algo entre 10 e 15 minutos, dependendo da quantidade de equipamentos utilizados e do modelo), tempo suficiente, no entanto para salvar os dados ou aguardar o início da operação de gerador. Quanto mais equipamentos conectados ao no-break, menos autonomia ele terá, pois estará consumindo mais carga que o necessário. (Autonomia é o tempo que a bateria da fonte consegue fornecer energia para o computador depois de um corte do fornecimento através da rede elétrica.)

O nobreak, além de proteger os aparelhos em casos de quedas energia, serve para conter:

  • Subtensão ou sobretensão na rede elétrica;
  • Sobrecarga;
  • Descarga das baterias;
  • Curto circuito nas saídas;
  • Picos de tensão;
  • Também fornece uma energia limpa e ininterrupta.

Tipos de fonte ininterrupta[editar | editar código-fonte]

O nobreak off-line, também conhecido comoshort-break ou nobreak standby, é o tipo de equipamento que, quando ocorre a falta de energia, produz uma pequena interrupção no fornecimento de energia durante a transferência da rede elétrica para as baterias. Esta queda pode ter duração de até 10 milissegundos. Para algumas cargas, este tempo sem energia é imperceptível, porém, para equipamentos mais sensíveis – servidores, por exemplo – pode ser a causa de desligamentos e reinicializações indesejadas, ocasionando perdas de dados, indisponibilidade do sistema e danos de hardware.

Já no nobreak de característica online, este tempo de transferência não existe, pois a tecnologia aplicada a estes equipamentos permite que a mudança do modo em que usa a energia da rede elétrica para o modo baterias ocorra sem nenhum tempo de transferência, garantindo maior segurança para os aparelhos e elevando a vida útil dos mesmos.

A característica online somente é encontrada em nobreaks com forma de onda senoidal pura cuja tecnologia avançada proporciona este benefício. Nós já escrevemos um post falando sobre a importância de se verificar aforma de onda se é senoidal ou quadrada, outra característica fundamental que deve ser verificada antes de comprar o seu nobreak.

Portanto, para que você possa escolher o melhor nobreak para suas necessidades, verifique e compare todas essas características, além de conferir a potência, tensão de entrada e saída do nobreak e a autonomia desejada.[1]

  1. «Blog Engetron - Nobreak online ou off-line?». www.engetron.com.br (em inglês). Consultado em 25 de abril de 2017 

DIFERENÇAS ENTRE NOBREAK, ESTABILIZADOR E GERADOR?[1][editar | editar código-fonte]

Os estabilizadores protegem os aparelhos eletrônicos das variações de tensão que recebem da rede elétrica, evitando danos como picos de energia e regularizando a voltagem dos aparelhos. Mas o estabilizador não oferece uma reserva de energia, o que não faz dele uma solução em caso de apagão.

Já os nobreaks também funcionam como estabilizadores da tensão e protetores dos aparelhos, mas o grande diferencial é que os nobreaks servem como uma fonte de energia no caso de interrupção do fornecimento, pois são alimentados por baterias. Os nobreaks aumentam o tempo de vida útil de aparelhos por estabilizarem a energia com tecnologia superior aos estabilizadores.

E o tempo de resposta no caso da falta de energia para os nobreaks online é nulo, ou seja, não há nem um milésimo de segundo de resposta do produto a quedas ou oscilações de energia. Os nobreaks, portanto, trazem uma confiabilidade e proteção maior do que estabilizadores e permitem que dados e equipamentos sejam salvos e desligados de forma mais adequada, de acordo com a sua autonomia. Além disso, a praticidade de instalação e funcionamento de nobreaks e estabilizadores é um ponto facilitador para os clientes.

Os geradores são utilizados também em casos de falta de energia, mas seu diferencial é que são alimentados por motores à combustível, ou seja, são ideais para equipamentos que precisam ser alimentados por um longo período. Os geradores precisam de um tempo, que pode variar de segundos a minutos, para começar a funcionar. Por isso, sua utilização associada a um nobreak é recomendada em aparelhos que não podem parar por nenhum momento, como em equipamentos médicos. O espaço para instalação e funcionamento de um gerador é um ponto crítico para alguns setores devido aos ruídos e gases que são emitidos.

Aparelhos onde o nobreak pode ser utilizado[editar | editar código-fonte]

Esse equipamento é ideal para diversos ambientes, como residências, em microcomputadores, impressoras, scanners, video games, aparelhos de som e televisores. É uma proteção muito útil no setor industrial, em data centers, servidores de rede, sistemas de segurança e automações comerciais. Os equipamentos hospitalares, que também precisam de energia 24 horas por dia, se beneficiam do nobreak.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Fonte de alimentação ininterrupta

Referências[editar | editar código-fonte]

NOBREAK ONLINE OU OFF-LINE?NOBREAK ONLINE OU OFF-LINE? (em (erro: código de língua 'Português

' não reconhecido!)) Proteção energética de equipamentos eletrônicos

  1. «Blog Engetron - Qual a diferença entre nobreak, estabilizador e gerador?». www.engetron.com.br (em inglês). Consultado em 25 de abril de 2017