Francês quebequense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O francês quebequense (em francês: Français québécois) é um dialeto do francês, falado primariamente na província canadiana de Quebec (ou Quebeque), de onde o dialeto é originário. O francês quebequense é o dialeto francês mais utilizado pela comunidade francófona na província canadiana de Ontário, mais os estados de Nova Hampshire e Vermont nos Estados Unidos da América. É também utilizado na província canadiana de Nova Brunswick e no Estado do Maine, EUA, onde, porém, o francês acadiano seja mais utilizado.O número total de falantes nativos é 6 800 000 ( seis milhões e oiticentas mil ) pessoas no Canadá.

Assim como o português do Brasil em relação ao ibérico, o francês do Quebeque, em relação ao da França, comporta várias diferenças em relação ao seu contemporâneo metropolitano, sendo geralmente mais conservador pelo fenómeno do conservadorismo cultural das periferias em relação às suas metrópoles.

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.