Frances Nelson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Frances Nelson
Frances Nelson
Nascimento 1761
Neves
Morte 4 de maio de 1831 (69–70 anos)
Harley Street
Cidadania Reino Unido
Progenitores
  • Josiah Nisbet, William Woolward
Cônjuge Horatio Nelson, Frances Evans, Josiah Nisbet
Filho(a)(s) Josiah Nisbet

Frances "Fanny" Nelson, Viscondessa Nelson, nascida Frances Herbert Woolward (São Cristóvão e Neves, 1758Londres, 4 de maio de 1831), foi a esposa de Horatio Nelson, o oficial naval britânico que conquistou várias vitórias sobre os franceses durante a Revolução Francesa e as Guerras Napoleônicas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida de pais ricos em Neves, ficou órfã em tenra idade e casou-se com um médico, Josiah Nisbet. O casal voltou para a Inglaterra, mas seu novo marido morreu lá e Frances voltou para Neves para morar com seu tio, um político importante da ilha. Lá, conheceu Horatio Nelson e casou-se com ele em 1787. O casal se mudou para a Inglaterra. Fanny estabeleceu uma casa e cuidou do pai idoso do marido enquanto ele estava no mar. Ela era, de todas as formas, uma esposa devota, mas com o tempo Horatio conheceu Emma Hamilton enquanto servia no Mediterrâneo, e os dois embarcaram em um caso altamente público. Fanny se separou do marido, que recusou qualquer contato com ela até a morte na Batalha de Trafalgar em 1805. Apesar disso, Fanny permaneceu dedicada à sua memória pelo resto de sua vida.[1]

Referências

  1. White, Collin (December 2003). "The Wife's Tale: Frances, Lady Nelson and the break-up of her marriage". Journal for Maritime Research. 5 (1): 121–142. doi:10.1080/21533369.2003.9668331.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.