Frank Perconte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frank Perconte
Nascimento 10 de março de 1917
Joliet
Morte 24 de outubro de 2013 (96 anos)
Joliet
Cidadania Estados Unidos
Prêmios Estrela de Bronze, Purple Heart

Frank J. Perconte (Joliet, 10 de março de 1917 – Joliet, 24 de Outubro de 2013) foi um sargento da Easy Company, 2º Batalhão, 506º Regimento de Infantaria Pára-quedistas, 101a Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi interpretado por James Madio na minissérie da HBO Band of Brothers.

Juventude[editar | editar código-fonte]

Frank Perconte nasceu e cresceu em Joliet, Illinois. Seus pais eram José Perconte, que morreu em 1929, e Maria Carbone. Ele freqüentou escolas paroquiais. Graduou-se na Joliet Central High School em 1935. Depois da escola durante a Grande Depressão, ele e alguns de seus amigos se mudaram para Gary, Indiana e Frank trabalhou em uma usina siderúrgica. Alistou-se em 17 de agosto de 1942, em Chicago, Illinois e foi um dos primeiros soldados atribuídos a Easy Company.

O serviço militar[editar | editar código-fonte]

Perconte era um sargento no primeiro pelotão. Ele participou de assalto aéreo na França no Dia D, participou também da Operação Market Garden e da Batalha do Bulge. No ataque da Easy a cidade de Foy em 13 de janeiro de 1945, ele foi baleado nas nádegas por um atirador alemão. Frank ficou fora de ação por alguns dias antes de se juntar a Easy na cidade de Haguenau.

No final de abril de 1945, Perconte juntamente com Denver Randleman, e alguns outros estavam patrulhando uma área fora da sede da Companhia E, e ao longo do caminho, descobriram o campo de concentração Kaufering em Landsberg, na Alemanha. Frank correu de volta para sede e alertou Major Richard Winters. Junto com Perconte e Winters, o resto do Easy se juntou a eles na viagem de volta ao acampamento.

Anos Posteriores[editar | editar código-fonte]

Frank sobreviveu à guerra e voltou para casa para se tornar um carteiro. Ele atualmente vive em Joliet, Illinois. O sobrinho de Frank, Jack Perconte, jogou beisebol da liga principal na década de 1980 com o Los Angeles Dodgers, Cleveland Indians, Seattle Mariners, e Chicago White Sox.

Ele é um dos 20 colaboradores do livro We Who Are Alive and Remain: Untold Stories from the Band of Brothers, publicado pela Penguin/Berkley calibre.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Brotherton, Marcus (2009). We Who Are Alive and Remain: Untold Stories from The Band of Brothers. [S.l.]: Berkley Caliber. ISBN 0743464117 
  • Ambrose, Stephen E. (1992). Band of Brothers: Easy Company, 506th Regiment, 101st Airborne from Normandy to Hitler's Eagle's Nest. [S.l.]: Simon & Schuster. ISBN 9780743464116 
  • Winters, Richard D., with Cole C. Kingseed (2006). Beyond Band of Brothers: The War Memoirs of Major Dick Winters. [S.l.]: St. Martin's Press. ISBN 0425208133 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]