Frederico Guilherme de Hesse-Cassel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frederico Guilherme
Conde de Hesse-Cassel
Frederik af Hessen-Kassel 1820-1884 by G. Le Gray & Cie.jpg
Frederico Guilherme
Consorte Alexandra Nikolaevna da Rússia
Ana da Prússia
 
Nascimento 26 de novembro de 1820
Morte 14 de outubro de 1884 (63 anos)
Filho(s) Guilherme de Hesse-Cassel
Frederico Guilherme II de Hesse
Isabel de Hesse-Cassel
Alexandre Frederico de Hesse-Cassel
Frederico Carlos de Hesse-Cassel
Maria-Polyxene de Hesse-Cassel
Sibília Margarida de Hesse-Cassel
Pai Guilherme de Hesse-Cassel
Mãe Luísa Carlota da Dinamarca


Frederico Guilherme Jorge Adolfo, conde de Hesse-Cassel, (26 de novembro de 1820 - 14 de Outubro de 1884) foi o único filho de Guilherme de Hesse-Cassel e da princesa Luísa Carlota da Dinamarca.

Tinha grande importância dinástica, uma vez que era candidato tanto ao trono de Hesse-Cassel, pelo lado do pai, como ao trono dinamarquês pelo lado da mãe.

Família[editar | editar código-fonte]

Frederico Guilherme era o quarto filho do conde Guilherme de Hesse-Cassel e da princesa Luísa Carlota da Dinamarca. Entre as suas irmãs estava a princesa Luísa de Hesse-Cassel, esposa do rei Cristiano IX da Dinamarca, e mãe da princesa Alexandra da Dinamarca, esposa do rei Eduardo VII do Reino Unido, do rei Jorge I da Grécia e da princesa Dagmar da Dinamarca, esposa do czar Alexandre III da Rússia. Os seus avós paternos eram o conde Frederico de Hesse-Cassel e a princesa Carolina de Nassau-Usingen. Os seus avós maternos eram o príncipe-herdeiro Frederico da Dinamarca e a grã-duquesa Sofia Frederica de Mecklemburgo-Schwerin.[1]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Frederico nasceu em Copenhaga e mudou-se permanentemente para a Dinamarca aos três anos de idade, crescendo lá. Estudou depois na Universidade de Bonn e iniciou a sua carreira militar.

Casamentos e descendência[editar | editar código-fonte]

A primeira esposa de Frederico foi a grã-duquesa Alexandra Nikolaevna da Rússia com quem se casou a 28 de janeiro de 1844. Os dois tinham-se conhecido quando Frederico visitou São Petersburgo com a intenção de pedir a irmã de Alexandra, Olga, em casamento, mas acabaria por apaixonar-se pela primeira. O casal teve apenas um filho, Guilherme, nascido a 10 de agosto de 1844, três meses antes do tempo. A criança morreu poucos minutos depois de nascer e Alexandra teve o mesmo destino ao final do dia.

Frederico nunca se recuperou completamente deste golpe e apenas se voltou a casar nove anos depois com a princesa Ana da Prússia a 26 de maio de 1853. O casamento foi infeliz, mas produziu seis filhos:

Referências