Free-to-Play

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O termo Free-to-Play (F2P) ou Free 2 Play (Grátis para Jogar) refere-se a qualquer jogo, geralmente MMORPG, que permite que as pessoas joguem gratuitamente.

Por não gerar lucro algum, a maioria dos MMORPGs Free-to-play acaba adotando o sistema de "Item Mall" ou "Cash", no qual o jogador adquire moedas virtuais que só podem ser utilizadas nessas lojas e comprarem recursos extras, para serem usados dentro do jogo. Os mais famosos deste tipo são: Priston Tale, GunZ: The Duel, Gunbound, Maple Story, entre outros.

Outros MMORPGs também são rodados em uma versão Free-to-Play, no qual a distribuidora visa deixar o jogo popular e assim atraindo mais jogadores para a versão completa e atualizada do jogo, com sistema de mensalidade (Pay-to-Play). Alguns jogos com Free-to-Play também utilizam um limite de pessoas no servidor ou uma fila. Isso faz com que a pessoa ou vá para o servidor pago ou compre uma assinatura para evitar a fila.

A moeda virtual do jogo normalmente permite ou adquirir itens especiais ou raros no jogo, ou simplesmente para decorar seu personagem e destacá-lo.

Críticas[editar | editar código-fonte]

Os críticos da categoria free to play preocupam-se que os jogadores que pagam por elementos especiais tenham vantagem sobre os jogadores que não compram os mesmos elementos; a experiência do jogo não vai ser tão agradável como em outros jogos, já que os jogadores que pagaram mais dinheiro tem mais êxito em relação aos que jogam sem investir dinheiro, que usam apenas sua habilidade e esforço. Aos jogos em que isso acontece, foi dado o nome "Pay to Win" (Pague para Ganhar, ou P2W).[1] No entanto, alguns sugerem que os pagamentos só devem ser usados para expandir a experiência de jogo sem afetar o jogo em si.

Referências

  1. Urban dictionary: P2W (em inglés). Visitado em 16 de Outubro de 2012.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.