Agostinho Pimenta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Frei Agostinho da Cruz)
Ir para: navegação, pesquisa
Agostinho Pimenta
Relevo em Ponte da Barca
Nascimento 1540
Ponte da Barca
Morte 1619 (79 anos)
Setúbal
Nacionalidade  Portugal
Ocupação Frade e poeta

Agostinho Pimenta (Ponte da Barca, 1540 - Setúbal, 1619), mais conhecido como Frei Agostinho da Cruz, foi um frade e poeta português.

Nascido Agostinho Pimenta, adoptou o nome Frei Agostinho da Cruz aos vinte e um anos de idade quando se tornou frade arrábido.

Professou no Convento de Santa Cruz, em Sintra, onde permaneceu durante cerca de quarenta e cinco anos. Passou depois pelo Convento de São José de Ribamar, em Algés, ingressando, mais tarde, no Convento da Arrábida, onde esteve durante quinze anos.

Frei Agostinho da Cruz escreveu elegias, éclogas, odes, endechas e sonetos. As suas obras só vieram a lume no século XVIII com a publicação, em 1728, do Espelho dos Penitentes, e, em 1771, da colectânea Obras. Em 1918 foi publicada uma nova edição, por Mendes dos Remédios, incluindo alguns inéditos entretanto localizados[1].

Era irmão do poeta Diogo Bernardes.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Biografia e poemas, na página do Projecto Vercial.

Notas

  1. CRUZ, Frei Agostinho. Obras de Frei Agostinho da Cruz, com prefácio e notas de Mendes dos Remédios. Coimbra: França Amado, 1918. Conforme a edição impressa de 1771 e os códices manuscritos das bibliotecas de Coimbra, Porto e Évora. Cf. ficha bibliográfica na PORBASE: Base de Dados Bibliográfica Nacional.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.