Frei Manuel dos Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Frei Manuel dos Santos
Nascimento 1672
Ourentã
Morte 29 de abril de 1740
Mosteiro de Alcobaça
Cidadania Reino de Portugal
Ocupação religioso, escritor, cronista, historiador
Obras destacadas Monarchia Lusytana

Frei Manuel dos Santos (nasceu c. 1672, Ourentã - 29 de Abril de 1740, Mosteiro de Alcobaça) foi um monge cisterciense, Cronista-Mor do Reino e continuador da Monarquia Lusitana na linha de Frei Bernardo de Brito, Frei António Brandão e Frei Francisco Brandão.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Alcobaça Illustrada - Noticias, e Historia dos Mosteiros, e Monges insignes Cistercienses da Congregação de S. Maria de Alcobaça da Ordem de S. Bernardo nestes Reinos de Portugal, e Algarves. Parte. 1. Contém a Fundação, progressos gloriosos, Privilegios, Regalias, e Jurisdiçoens do Real Mosteiro de Alcobaça, Cabeça da Congregação no tempo de seus Abbades perpetuos, e Administradores Cõmendatarios até a morte do Cardeal D. Henrique, com muitas noticias antigas, e modernas do Reino, e Serenissimos Reys de Portugal: Coimbra, por Bento Secco Ferreira. 1710.
  • Alcobaça Vindicada - Resposta a hum papel que com o titulo de Justa Defensa em tres satisfaçoens apologeticas publicou o R. P. Mestre Francisco de S. Maria, Chronista Geral da Congregação de S. João Evangelista, contra outras tres chamadas invectivas tiradas da Historia de Alcobaça Illustrada: Coimbra no Real Collegio das Artes. 1724. fol.
  • Monarchia Lusitana, Parte VIII - Contém a Historia, e successos memoraveis do Reino de Portugal no tempo delRey D. Fernando: a eleição delRey D. João I. com outras muitas noticias da Europa. Comprehende do- anno de Christo Senhor Nosso 1367, até o de 1385: na era do Cesar 1405 até o anno de 1423: Lisboa na Officina da Musica. 1729.
  • Analysis Benedictina - Conclue por argumentos, e razoens verdadeiras que a sagrada, e Augusta Ordem de S. Bento he a Princeza das Religioens, e a mais antiga com precedencia a favor dos Reverendissimos Monges negros, contra os Reverendos Padres do Real Convento de Bellem: Madrid, por la Viuda de Francisco del Hierro. 1732.
  • Historia Sebastica - Contém a vida do augusto Principe o Senhor D. Sebastião Rey de Portugal, e os successos memoraveis do Reino, e Conquistas no seu tempo: Lisboa por Antonio Pedroso Galrão 1735[1].

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • DINIS Francisco. A freguesia de Ourentã. Coimbra : 1995.
  • Padre MARQUES Manuel António. Monografia da freguesia de Ourentã. Coimbra: 1992.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) santo(a) ou um(a) beato(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.