Fator de automorfia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Função automórfica)

Em matemática, a noção de fator de automorfia surge de uma acção de grupo sobre uma variedade analítica complexa. Supondo-se um grupo atuando sobre uma variedade analítica complexa . Então, também atua sobre o espaço de funções holomórficas de para os números complexos. Uma função é denominada uma forma automórfica se a seguinte condição:

onde é em qualquer posição função holomórfica não nula. Equivalentemente, uma forma automórfica é uma função onde o divisor é invariante sob a ação de .

O fator de automorfia para a forma automórfica é a função . Uma função automórfica é uma forma automórfica para a qual é a identidade.

Algumas notas sobre fatores de automorfia:

  • Qualquer fator de automorfia é um cociclo para a ação de sobre o multiplicativo grupo de qualquer posição de funções holomórficas não nulas.
  • O fator de automorfia é um complexo de cadeias se e somente se origina-se de uma forma automórfica não nula em qualquer posição.
  • Para um dado fator de automorfia, o espaço da forma automórfica é um espaço vetorial.
  • O produto de duas formas automórficas é uma forma automórfica que corresponde ao produto dos fatores de automorfia correspondentes.

Relação entre fatores de automorfia e outras noções:

  • Sendo um reticulado em um grupo de Lie . Então, um fator de automorfia para corresponde ao fibrado de linhas sobre o grupo quociente . Além disso, as formas automórficas para um dado fator de automorfia correspondem a seções do correspondente feixe de linhas.

O caso específico de , um subgrupo de SL(2,R), atuando sobre o meio plano superior, é tratado no artigo sobre fatores automórficos.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.