Fundação Atlântica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Fundação Atlântica, também conhecida como Fundação Atlântica (Companhia de Discos de Portugal), foi uma editora discográfica independente portuguesa, fundada em 1982.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada por Pedro Ayres Magalhães, Miguel Esteves Cardoso, Francisco de Vasconcelos, Pedro Bidarra e Francisco Sande e Castro, tinha também como colaboradores habituais Ricardo Camacho e Isabel Castaño.

Pedro Ayres Magalhães era o director musical da editora. Pedro Bidarra era arranjista, ensaiador e produtor executivo. Mais tarde foi co-produtor do disco de estreia dos Madredeus. Miguel Esteves Cardoso e Francisco Sande e Castro eram fãs de música.

Produziu discos de nomes como Sétima Legião, Xutos e Pontapés, Delfins, Paulo Pedro Gonçalves, Anamar e o álbum Amigos em Portugal, dos Durutti Column.

A Valentim de Carvalho (EMI) acabaria por ficar com todo o catálogo após o encerramento da editora, que só durou cerca de dois anos. O single «Ocidente Infernal», de Pedro Ayres Magalhães, sai em 1985 pela EMI, mas ainda com etiqueta Fundação Atlântica. O álbum A Um Deus Desconhecido, dos Sétima Legião foi reeditado (em LP e CD) pela EMI-Valentim de Carvalho.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Página sobre a Fundação Atlântica