Fundo Estatal de Pensões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fundo petrolífero da Noruega
História
Fundação
Predecessor
Statens petroleumsfond (d)
Quadro profissional
Tipo
País
Organização
Proprietário
Ministério das Finanças (en)
Websites

O Fundo Estatal de Pensões (norueguês: Statens pensjonsfond utland) é um fundo controlado pelo governo norueguês e administrado pela Norges Bank.

Também é chamado o Oljefondet (Fundo do Petróleo), foi criado em 1990 para apoiar a considerações de longo prazo quando se elimina gradualmente as receitas do petróleo na economia norueguesa.[1]

O objectivo deste fundo é investir partes dos lucros gerados pela extração do petróleo norueguês (sobretudo através dos impostos pagos pelas companhias petrolíferas e pelas licenças de exploração). Julga-se que as receitas do sector petrolífero tenham atingido o seu clímax e irão declinar significativamente nas próximas décadas.

O fundo foi estabelecido após uma decisão do Parlamento da Noruega para contrariar os efeitos do declínio das receitas e para amortecer os efeitos nocivos das grandes flutuações do preço do petróleo.

O fundo é administrado pelo Banco Central da Noruega. Desde 1998, o fundo petrolífero passou por um processo de fusão com outro fundo público norueguês e passou a ter autorização para investir um máximo de 50% do seu portfólio no mercado de ações internacionais.

O portfólio atingiu um de valor de 2 trilhões de coroas norueguesas (NOK) (o correspondente a 400 bilhões de dólares) no primeiro trimestre de 2008. Entretanto, a administração do Banco Central da Noruega vem sendo considerada fraca e muito criticada depois que o fundo perdeu US$ 91 bilhões em 2008 devido aos investimentos em ações de risco.[2]

Em junho de 2015, o fundo tem um valor de 6.862 bilhões de coroas norueguesas.[3]

Referências

  1. (em inglês) About the fund. nbim.no. recuperado em 14 de junho 2015
  2. Fundo de pensão público da Noruega perde US$ 91,5 bi em 2008. Folha Online. 11/03/2009
  3. (em inglês) Market value. nbim.no. recuperado em 14 de junho 2015

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Noruega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.