Função sucessora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em matemática, a função sucessora ou operação sucessora é uma Função recursiva primitiva tal que para cada número natural . Por exemplo, e . Operações sucessoras são também conhecidas como zeração no contexto de zeroth hiperoperação: .

Visão geral[editar | editar código-fonte]

A função sucessora é usada nos axiomas de Peano que define os números naturais. Como tal, não é definida pela adição, mas é usada para definir todos os números naturais além do 0, assim como adição. Por exemplo, 1 é definido como sendo e a adição de números naturais é definido recursivamente por:

Isto produz, por exemplo,

Quando os números naturais são uma construídos baseados na teoria dos conjuntos, uma abordagem comum é definir o número 0 como o conjunto vazio {}, e o sucessor para ser . O axioma do infinito garante a existência de um conjunto que contém 0 e é um operador fechado em relação a , os membros de são chamados de números naturais.[1]

A função sucessora é a fundação nível-0 da hierarquia infinita de hiperoperações (usada para construir adição, multiplicação, exponenciação, tetração etc).

É também uma das funções primitivas utilizadas na caracterização da computação por funções recursivas.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Halmos, Capítulo 11

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Halmos, Paul R. (1968). Naive Set Theory. [S.l.]: Nostrand 
Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.