Futebol Clube Pedroso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
FC Pedroso
Nome Futebol Clube Pedroso
Fundação 7 de julho de 2007 (11 anos)
Estádio Complexo Desportivo de Pedroso - Sintetico
Capacidade 450
Localização Pedroso, Vila Nova de Gaia
Presidente Portugal Carlos Correia
Treinador Portugal Manuel António
Competição Campeonato Distrital da AF Porto
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Futebol Clube Pedroso é um clube português localizado na freguesia de Pedroso, concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. O clube foi fundado em 7 de Julho de 2007 e o seu actual presidente é Carlos Correia. Os seus jogos em casa são disputados no Complexo Desportivo de Pedroso - Sintetico.

A equipa de futebol sénior participa, na época de 2018-2019, na Divisão Honra da Associação de Futebol do Porto.

Em 2012/2013 participou na 1ª Divisão Distrital da Associação Futebol do Porto.

Aqui poderá ser escrita a história do clube.

Fundado a 1 de Julho de 1948 como Grupo Desportivo Outeirense. A 20 de Maio de 1978 passou a designar-se União Desportiva de Pedroso, participando nos Campeonatos de futebol amador.

Visando o engrandecimento do Clube, e a sua crescente importância, em 23 de Julho de 1992 passou a denominar-se Associação Desportiva de Pedroso, participando nos campeonatos da 3ª divisão Distrital da Associação de Futebol do Porto.

No ano de 1993 foi construído e inaugurado o primeiro campo de futebol com a denominação de Complexo Desportivo de Pedroso.

Subiu para a 2ª Divisão Distrital na época 1993/1994. Na época de 2000/2001, subiu à 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol do Porto.

Em 2006 o clube atravessa uma crise financeira, acabando por se extinguir em 2007, ficando a freguesia um Clube federado e sem desporto em camadas jovens. Afim dos jovens da freguesia não ficarem privados da prática do futebol e a pedido de vários pais e pedrosenses, 8 elementos da direção anterior decidem avançar com um novo projeto criando um novo clube dando o nome de Futebol Clube de Pedroso, como nesse ano foram distinguidas as 7 maravilhas de Portugal e como a proposta de Antonio Teixeira de que o Pedroso fosse a oitava maravilha, sendo então o Futebol Clube de pedroso fundado a 07 de Julho de 2007 e sendo retificados os estatutos da coletividade e participa nos Campeonatos Distritais da 2ª Divisão da Associação de Futebol do Porto..

Apostando na formação desportiva , o clube movimenta cerca de 240 atletas repartidos pelos escalões de Petizes, Traquinas, Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores, Veteranos e Feminino.

Assim o primeiro presidente da era F.C. de Pedroso passa a ser Manuel Couto e que gere o clube ate ao final da época de 2009/2010. Como ainda não tinha terminado o segundo biénio de mandato e aprovado em Assembleia Geral passa a gerir o Clube António Teixeira como presidente. Nessa época sobem à 1ª Divisão Distrital a equipa de Infantis.

Na época de 2011/2012 Carlos Correia é eleito Presidente do clube e em 2012 tendo ficado em 5º lugar na série 1 da 2ª Divisão Distrital a equipa Sénior é repescada para disputar uma vaga e sobe de divisão em jogo de apuramento frente ao lus. St. Cruz. Na época 2012/2013 disputa a 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol do Porto e é formada a primeira equipa de futebol Feminino. Na época 2016/2017 é campeão da série 1, disputando a finalíssima sagra-se Campeão da 1ª Divisão Distrital da A.F. Porto e sobe à Divisão de Honra. Sendo a primeira vez que sobe de divisão com o titulo de Campeão. Em 2017/2018 classifica-se em 4º Lugar da série 1 da divisão de Honra.

o pedroso conta com um novo hino claque ultras yellow Green

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.