Future History (livro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Este artigo é sobre a série História do Futuro de Robert A. Heinlein. Para o subgênero literário história futura, consulte história futura.

Future History (História do Futuro) de Robert A. Heinlein, descreve um futuro projectado para a espécie humana de meados do século XX até o início do século XXIII, posteriormente estendida até o quinto milênio. A expressão Future History foi criada por John W. Campbell na edição de fevereiro de 1941 da Astounding Science Fiction. Campbell publicou um primeiro esboço do quadro cronológico de Heinlein para a série na edição de março de 1941.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Heinlein escreveu cedo em sua carreira a maior parte das histórias da Future History, entre 1939-1941 e entre 1945-1950. A maior parte das histórias da série escritas antes de 1967 foram reunidas na antologia The Past Through Tomorrow, o qual também contém a versão final do quadro cronológico. Esta antologia não inclui Universe e Common Sense, que foram publicados separadamente como Orphans of the Sky.

Future History foi indicada para o Prémio Hugo de Melhor Série de Todos os Tempos (Best All-Time Series) em 1966, junto com a série Barsoom de Edgar Rice Burroughs, a série Lensman de E. E. Smith, a série Fundação de Isaac Asimov e a série O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien, e acabou perdendo para a Fundação de Asimov. [2]

Em seus últimos anos, Heinlein voltaria a escrever na Future History: Time Enough For Love conta as memórias de Lazarus Long, passando-se após o ano 4000, mas com flashbacks para anos anteriores. O final de Number of the Beast e partes de The Cat Who Walks Through Walls tem elementos da Future History, e To Sail Beyond the Sunset, as memórias de Mama Maureen (mãe de Lazarus Long) revivem a Future History, do ponto de vista dela, e com significativas alterações nas datas da série original.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Quadro cronológico[ligação inativa]
  2. Asimov, Isaac (1994). I. Asimov: A Memoir. [S.l.: s.n.] ISBN 0-553-56997-X 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre ficção científica e fantasia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.