Acadêmicos de São Francisco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Acadêmicos de São Francisco
Fundação 9 de abril de 1991 (30 anos)[1]
Cores Vermelho e Branco
Símbolo Águia
Bairro São Francisco da Praia
Presidente Charles Henrique Gonçales
Desfile de 2020
Enredo Na Matemática da vida a Acadêmicos multiplica alegria
«www.gresasf.com.br» 

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de São Francisco é uma escola de samba da cidade de São Sebastião, litoral norte de São Paulo.[2]

Lema da Escola[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

A escola foi fundada em 9 de abril de 1991, como uma dissidência da antiga escola Quem fala de nós não sabe o que diz, que tinha em suas cores o verde e o branco. A Acadêmicos de São Francisco em seu primeiro ano de existência, no carnaval 1992, sagrou-se campeã do grupo de acesso no carnaval sebastianense.

Já desfilando no Grupo Especial, a escola obteve três títulos consecutivos: 1994, 1995 e 1996. Após passar por dois anos sem desfilar em 1997, por não haver desfile em São Sebastião a Acadêmicos se afastaria do Carnaval no ano seguinte, em 1998, por problemas administrativos. A escola de samba do bairro de São Francisco voltou a desfilar no ano seguinte (1999) participando apenas de um carnaval de competição entre mestre sala e porta bandeira e um concurso de bateria onde sagrou se campeã.

No ano 2000 o carnaval em São Sebastião dava sinal de volta das escolas de samba à avenida mais foi apenas um carnaval de desfile participação. Em 2001 a Acadêmicos de São Francisco, foi para avenida com o enredo "Acorda Brasil", dessa vez para o desfile principal, onde conquistou o 2º lugar, assim conseqüentemente, em 2002 e 2003. Após oito anos do tricampeonato, a Acadêmicos de São Francisco conquistou o tetracampeonato em 2004 com o enredo "As Belas Artes do Mundo".

Com a mudança da diretoria, a escola de samba não conseguiu manter um nível de atual campeã do carnaval, e ficaria apenas com o 2º lugar em 2005 com o enredo "Amazônia". Em 2006, a escola trouxe o enredo "Água, o combustível da vida", ficando apenas em terceiro lugar e rebaixada ao grupo de acesso para o ano seguinte.

Com o fracasso do carnaval anterior, uma nova diretoria assumiu a Acadêmicos de São Francisco sob o comando do presidente Luiz Fernando Fortunato, mais conhecido como "Peixe", que ficou na presidência da agremiação até o ano de 2014 recolando a escola no caminho da vitória.

Em 2007, desfilando no grupo de acesso, a Acadêmicos de São Francisco foi para avenida em busca do acesso, sendo campeã e retornando ao grupo principal no ano seguinte. Em 2008, a escola apostou em jogos e na sorte, ficando em segundo lugar, com pouca diferença da campeã: 0,03 décimos apenas.

Após fazer um belo desfile em 2008, a Acadêmicos foi pra avenida em 2009 com a expectativa de voltar a vencer o carnaval sebastianense, e com um enredo sobre bruxaria, mistério e muita alegria sagrou-se campeã do grupo especial. Em 2010, com um desfile perfeito e emocionante, a agremiação contagiou a Avenida da Praia tendo o público lá presente ficado em pé e cantando o samba-enredo daquele ano do começo ao fim, na apuração a Acadêmicos confirmou o favoritismo e sagrou-se campeã com 297,9 pontos e assim conquistando mais uma vez o título de campeã do carnaval sebastianense.

Em 2011, num desfile "técnico" a escola de samba do bairro de São Francisco conquistou seu hepta campeonato com uma pequena diferença 0,03 décimos da 2ª colocada.

Em 2012, com o enredo "O Tempo passa", conquistou o vice-campeonato em uma diferença de 0,5 décimos da campeã, com um desfile marcante para a agremiação. No ano de 2013 com o enredo "Adrenalina e emoção" conquistou o 3º lugar no carnaval sebastianense.

Em 2014, desfilando debaixo de muita chuva do começo ao fim, fez um desfile considerado emocionante[carece de fontes?], obtendo o 3º lugar.

Em 2015 novamente debaixo de muita chuva, a agremiação obteve o vice campeonato.

No carnaval de 2016, a escola passaria novamente por outra mudança administrativa e tendo como presidente a partir de então Elza Siqueira, e em seu primeiro ano a frente da presidência da agremiação e com o enredo "Ao mestre com carinho" conquistou o vice-campeonato.

Para o carnaval de 2017, a agremiação trouxe o carnavalesco Celso Navarro e foi para a avenida apostando no enredo: "Acadêmicos no caminho da luz... A paz universal!" conquistando mais uma vez o segundo lugar com uma diferença de apenas 0,02 décimos da campeã Ki-fogo.

Em 2018, a escola veio com sede de vitória após três vices campeonatos consecutivos e falando sobre os encantos, lendas e mistérios de São Sebastião, a acadêmicos mais uma vez bateu na trave e ficou com o segundo lugar após a leitura das notas dos julgadores. Contudo, na apuração que foi realizada no Anfiteatro e com a presença de componentes e torcedores das agremiações houve um grande tumulto após a leitura das notas, uma vez que a escola que se sagrou campeã após a abertura dos envelopes teria deixado um buraco enorme na avenida após a quebra de um carro alegórico no dia do desfile e não foi penalizada causando revolta nos componentes das demais escolas o que acabou gerando tumulto e confusão.

Após 11 dias do anuncio da campeã, houve uma reunião entre os presidentes das agremiações e a ASEC (Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas), tendo a Acadêmicos de São Francisco bem como a Mocidade Independente da Topolândia perdido 5 pontos por conta do tumulto no dia da apuração e a escola Ki-fogo também foi penalizada e perdeu cinco pontos por não ter desfilado na apoteose como campeã do carnaval, além disso as três escolas perderam 10% da verba destina para o carnaval do ano seguinte. Após a reviravolta, o G.R.C.E.S. X-9 do Litoral Norte foi declarada campeã do carnaval e a Acadêmicos de São Francisco perdeu a segunda colocação e amargou um terceiro lugar.

No carnaval de 2019, o carnavalesco Celso Navarro deixou a escola após dois carnavais e com a ambição de quebrar o jejum e levantar o troféu de campeã do carnaval novamente, a Acadêmicos apostou no sonho do folião em alcançar seus objetivos e trouxe o enredo "Quem não sonha... Samba!". Com um enredo de fácil compreensão, samba-enredo alegre que contagiou as arquibancadas, a agremiação do Bairro de São Francisco saiu da fila após sete anos de jejum e sagrou-se campeã do carnaval com 179,6 pontos com uma larga diferença pra segunda colocada de 0,9 décimos, trazendo assim o título de campeã do carnaval de São Sebastião pela oitava vez para o bairro de São Francisco causando euforia e muita comemoração entre os morados do bairro após o octacampeonato.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

  • José Miguel Galhardo - (1991/1992)
  • Júlio César de Souza - (1993/1994)
  • Celso Luiz dos Santos - (1995/1996)
  • Mateus Inácio Fortunato - (1998/2002)
  • Carlos Alberto Ferreira - (2003)
  • Celso Luiz dos Santos- (2004)
  • Rafael Giudice do Nascimento - (2005/2006)
  • Luiz Fernando Fortunato - (2007 a 2014)
  • Oyama Yagu - (2015)
  • Elza Siqueira - (2016 a 2019)
  • Luiz Fernando Fortunato - (2020)
  • Charles Henrique Gonçales - (2021 a )

Mestres de bateria[editar | editar código-fonte]

  • Marcus Parafina

CASAL MS/PB[editar | editar código-fonte]

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Acadêmicos de São Francisco
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco Intérprete Ref
1992 Campeão Acesso Este país é um circoCompositores:Annie de Aguiar Cardinalli e Júlio César de Souza Comissão de Carnaval CHOCOLATE/JÚLIO SOUZA
1993 3°lugar Especial Era uma vez...Compositor:Júlio César de Souza Tita JÚLIO SOUZA
1994 Campeão Especial As civilizações: passado, presente e o futuro o que será?Compositores:Josué Luiz Fortunato Newton Oliveira JÚLIO SOUZA
1995 Campeão Especial Sonhar não custa nadaCompositores:Annie de Aguiar Cardinalli / Júlio César de Souza / Marcus Parafina Newton Oliveira JÚLIO SOUZA
1996 Campeão Especial LuzesCompositores:Magrão do Cavaco Newton Oliveira MAGRÃO DO CAVACO
Não desfilou em 1997 e 1998
1999 Campeão Especial - Concurso de bateria As civilizações: Passado, Presente e o Futuro o que será?Compositor:Josué Luiz Fortunato (reedição de 1994)
2000 Não competiu
2001 Vice-Campeão Especial Acorda BrasilCompositores:Josué Luiz Fortunato, Peixe e Tiago Correa Newton Oliveira MAMÁ
2002 Vice-Campeão Especial É desse clima que eu gostoCompositores:Tiago Correa e Peixe Newton Oliveira MAMÁ
2003 Vice-Campeão Especial Um voo de pensamentoCompositores: Tiago Correa e Peixe Newton Oliveira JÚLIO/MARQUINHO SOUZA
2004 Campeão Especial "As belas artes do mundo"Compositores:Alemão Isaias Ribeiro
2005 Vice-Campeão Especial AmazôniaCompositores:Peixe, Tiago Correa e Alemão Walter Junior WANDER/MAMÁ
2006 3°lugar Especial Água, o combustível da vidaCompositores:Alemão e Rafael Silvana e Bia
2007 Campeão Acesso Sou pescador. Aventureiro do marCompositores:Tiago Correa e Peixe Walter Júnior
2008 Vice-Campeão Especial "A sorte está lançada, faça a sua apostaCompositores: Tiago Correa e Peixe Isaias Ribeiro
2009 Campeão Especial Cada dia é uma que aparece... À noite ela se diverte. Assombração!"Compositor:Peixe Walter Júnior JÚLIO/JOSUÉ/LUIZ CLAUDIO
2010 Campeão Especial São tantas as emoções Compositor:Peixe Comissão de Carnaval
2011 Campeão Especial O que você vai ser quando crescer?Compositores:Peixe e Tiago Correa Comissão de Carnaval JULIO/LUIZ CLAUDIO/JOSUÉ
2012 Vice-Campeão Especial O tempo passa...Compositores:Peixe e Tiago Correa SILVANA JÚLIO/LUIZ CLAUDIO/ JOSUÉ
2013 3°lugar Especial Adrenalina e emoção!Compositores:Peixe, Tiago Correa, Marcus Airlo e Júlio C. Souza Comissão de Carnaval
2014 3°lugar Especial Máscaras, a outra face da vida?Compositores:Peixe e Tiago Correa Comissão de Carnaval JÚLIO/LUIZ CLAUDIO
2015 Vice-Campeão Especial "O que faz você feliz é você quem faz"Compositores:Peixe e Tiago Correa Jayder Santos e Renato Coimbra
2016 Vice-Campeão Especial "Ao Mestre com Carinho"Compositores:Alemão Comissão de Carnaval MAMÁ
2017 Vice-Campeão Especial Acadêmicos no Caminho da Luz... a Paz UniversalCompositores:Peixe e Flavinho Bento Celso Navarro MAMÁ/LUIZ CLAUDIO
2018 3°lugar Especial Acadêmicos... Histórias e lendas, do encanto ao mistério. São SebastiãoCompositores:Peixe e Flavinho Bento Celso Navarro MAMÁ
2019 Campeã Especial Quem não sonha... samba!

Compositores: Beba Plenitude, Júnior ABC, Da Mata e RC Estevam

MAMÁ
2020 Vice-

Campeão

Especial Na Matemática da vida a Acadêmicos multiplica alegria

Compositores: Beba Plenitudy, Júnior ABC, RC Estevan, Da Mata

MAMÁ


Títulos[editar | editar código-fonte]

Grupo de Acesso:

  • 1992 - Este País é um Circo
  • 2007 - Sou Pescador o Aventureiro do Mar

Grupo Especial:

  • 1994 - As Civilizações: Passado, Presente e o Futuro O que Será?
  • 1995 - Sonhar Não Custa Nada
  • 1996 - Luzes
  • 2004 - As Belas Artes do Mundo
  • 2009 - Cada Dia é uma que aparece… à Noite ela se diverte… Assombração!
  • 2010 - São tantas as Emoções
  • 2011 - O que você vai ser quando crescer?
  • 2019 - Quem não sonha... samba!

Premiações[editar | editar código-fonte]

obs.: Troféu ASEC "Estandarte de Ouro" melhor do carnaval, é a premiação pelas notas 10 obtidas nos quesitos.


Referências

  1. «Clipping das notícias da Prefeitura de São Sebastião» (PDF). Prefeitura de São Sebastião. 5 de fevereiro de 2010. Consultado em 13 de abril de 2013. Arquivado do original (PDF) em 13 de janeiro de 2011 
  2. Academia do Samba. «Escolas de Samba de São Paulo». Consultado em 9 de setembro de 2011 

Notas


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • terra.com * Todas as Letras - Sambas
  • [4] * Rádio.uol Todas as Letras - Sambas
  • VAGALUME* Todas as Letras - Sambas
  • [5]* Site Oficial da Academicos de São Francisco