GT Advance Championship Racing

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
GT Advance Championship Racing
Desenvolvedora(s) MTO
Publicadora(s) THQ
Designer(s) IGN
Plataforma(s) Game Boy Advance
Lançamento 21 março 2001
Gênero(s) jogo eletrônico de corrida
Modos de jogo jogo multijogador, jogo eletrónico para um jogador
GT Advance 2: Rally Racing

GT Advance Championship Racing (conhecido como Advance GTA no Japão) é um jogo de corrida desenvolvido pelo MTO e publicado pela THQ . Foi um título de lançamento para o Game Boy Advance , e foi lançado no Japão em 21 de março de 2001, na América do Norte em 11 de junho de 2001 e na Europa em 22 de junho de 2001. A sequela do jogo, GT Advance 2: Rally Racing[1] , foi lançado em 30 de junho de 2002 na América do Norte.

GT Advance possui quarenta e cinco carros japoneses e coloca o jogador em corridas em trinta e duas pistas. Devido a reação positiva ao jogo no Japão, a THQ comprou direitos de publicação para os lançamentos norte-americanos e europeus no jogo após uma guerra de licitação relatada e adicionou em um polêmico sistema de salvaguarda de senha no jogo para reduzir custos .

O jogo foi recebido com críticas principalmente positivas de críticos que elogiaram o jogo por sua jogabilidade divertida, , mas a THQ foi criticada pela maioria dos revisores para adicionar senhas ao jogo quando a versão japonesa tinha economias com bateria.

Gameplay[editar | editar código-fonte]

GT Advance Championship Racing é uma experiência personalizável, incluindo 48 carros de 8 fabricantes de automóveis e 32 cursos. Alguns dos carros apresentados no jogo são encontrados exclusivamente na Ásia, como o Nissan Cube. Os cursos variam entre estradas pavimentadas e de terra , exigindo que o jogador adapte sua condução para atender às condições do curso em que estão dirigindo.

O modo de campeonato do jogo possui quatro níveis de jogo, três xícaras de níveis variados e um " modo de corrida kart " desbloqueável . As atualizações obtidas através da jogabilidade podem ser adicionadas ao carro do jogador, e, em alguns casos, podem alterar a aparência física do veículo. O jogo contém suporte a vários jogadores , permitindo que duas pessoas toquem uma contra a outra usando um Game Link Cable .

Os controles são simples, com os botões A e B controlando o gás e os freios do jogador, respectivamente. Os botões R e L deslocam o carro para cima ou para baixo em uma engrenagem no controle manual , e o D-Pad controla a direção do carro. O jogo exige que o jogador domine a técnica de deslizamento de velocidade para escorregar os cantos e reduzir seu tempo de volta.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O GT Advance Championship Racing obteve elogios dos críticos pela sua jogabilidade geral, mas a inclusão de um sistema de salvamento de senhas pela THQ nos lançamentos norte-americanos e europeus do jogo foi fortemente criticada. O crítico Craig Harris, da IGN elogiou o motor de gráficos de alta qualidade e o sistema de deslocamento de entretenimento, mas observou que, no que diz respeito ao sistema de senha, "... alguns jogadores (eu incluído) podem simplesmente jogar suas mãos com desgosto com o que a THQ fez para o jogo." O GameSpot observou que "o GT Advance é, no seu núcleo, um jogo de corrida muito robusto e graficamente impressionante". Apesar de elogiar a jogabilidade, o GameSpot recomendou que os jogadores compram uma versão japonesa de importação do jogo, já que estava em inglês e incluiu um recurso de economia de bateria. A Eurogamer escreveu que, apesar de o GT Advance ter sido dificultado por senhas, "... você definitivamente deveria possuir o GT Advance de uma maneira ou outra, já que as falhas atuais são excepcionais, é um excelente exemplo de corridas de mão feitas corretamente".

Respondendo às críticas do sistema de salvaguarda de senha, a THQ voltou a instalar o recurso de economia de bateria nas duas seqüências do jogo, GT Advance 2: Rally Racing e GT Advance 3: Pro Concept Racing .

Referências

  1. Craig Harris (18 de junho de 2002). «GT Advance 2 Races to Shelves». gameboy.ign.com . IGN. 13 de fevereiro de 2008.