Gabriel Clauder

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gabriel Clauder
Gabriel Clauder
Nascimento 18 de outubro de 1633
Altemburgo
Morte 9 de outubro de 1691
Altemburgo
Ocupação médico

Gabriel Clauder (em Latim, Gabrielis Clauderi;[1] Altenburg, Alemanha, 18 de outubro de 1633 – Altenburg, 9 de outubro de 1691) foi um médico alemão.

Ele propôs que a principal causa da dor de dentes era vermes que viviam dentro dos dentes.[2]

Vida[editar | editar código-fonte]

Ele era filho de Joseph Clauder, poeta e reitor em Altenburg, estudou medicina em Jena e Leipzig e ainda era estudante em 1658 no Erzgebirge e nas termas da Boêmia, em 1660 na Inglaterra e na Holanda e em 1661 na Itália (especialmente Pádua) viajou. Após seu retorno, obteve sua licença em Leipzig em 1661 e recebeu seu doutorado em 1662. No mesmo ano casou-se. Clauder praticava medicina em Altenburg e era o médico pessoal do eleitor da Saxônia. Ele também ficou em Altenburg durante a praga de 1682/83.

Ele publicou uma defesa da alquimia contra Athanasius Kircher (reimpressa na Bibliotheca Chemica Curiosa), não confiando na experiência pessoal, mas argumentando teoricamente com base na literatura. Ele publicou tratados médicos, por exemplo: ferimentos de bala, embalsamamento e história natural.[3]

Obras[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Gabrielis Clauderi ... Inventum_cinnabarinum
  2. A history of dentistry from the most ancient times until the end of the eighteenth century
  3. Mitgliedseintrag von Gabriel Clauder bei der Deutschen Akademie der Naturforscher Leopoldina, abgerufen am 25. März 2016.