Gabriella Pascolato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gabriella Pascolato
Nascimento 12 de junho de 1917
Morte 21 de agosto de 2010 (93 anos)
Ocupação empresária

Gabriella Pascolato, nascida Gabriella Pallavicini (Tortona, Província de Alexandria, Itália, 12 de junho de 1917 - São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil, 21 de agosto de 2010) foi uma empresária italiana, radicada no Brasil e mãe da grande consultora de moda Costanza Pascolato.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida e criada no norte da Itália, Gabriella era filha dos aristocratas italianos Alfredo Pallavicini e Clotilde Quaglia. Estudava sua própria família no colégio: a Família Quaglia (de sua mãe). Família a qual vivia em uma fazenda que foi frequentada por pessoas ilustres, como Napoleão Bonaparte.

Gabriella chegou ao Brasil em 1946, em consequência da Segunda Guerra Mundial na Europa.

Com as novas tendências da moda europeia, ocorridas, principalmente quando Dior inventou o New Look, Gabriella e seu marido, Michele Pascolato, viram a oportunidade de criarem uma tecelagem e assim fundaram a Tecelagem Santa Constância. A Santa Constância tornou-se referência no Brasil e sua fundadora uma importante figura da (história) moda brasileira.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço relacionado ao Projeto Biografias. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.