Galinha-d'angola: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
AvocatoBot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: eu:Numida meleagris
Linha 17: Linha 17:
[[File:Pintade de Numidie MHNT.jpg|thumb|Ovos de galinha-d'angola]]
[[File:Pintade de Numidie MHNT.jpg|thumb|Ovos de galinha-d'angola]]


A '''galinha-d'angola''' (''Numida meleagris''), também conhecida por '''guiné''', '''galinha-do-mato''', '''capote''', '''capota''',<ref>[http://www.correiosdeangola.ao/correios-angola/filatelia/Xedital_verso.pdf]</ref><ref>[http://www.camacupa.com/dnn/Terra/Ambiente/Fauna/Aves/P%C3%A1ssarosGrandes/ACapotaouGalinhaDAngola/tabid/300/Default.aspx]</ref> '''sakué''', '''pintada''' ou '''fraca''' é uma [[ave]] da ordem dos [[Galliformes]], originária da [[África]] e introduzida no [[Brasil]] pelos colonizadores [[Portugal|portugueses]], que a trouxeram da [[África Ocidental]].
A '''galinha-d'angola''' (''Numida meleagris''), também conhecida por '''guiné''', '''galinha-do-mato''', '''capote''', '''capota''', e até '''MG''' (sigla oficial das galinhas), <ref>[http://www.correiosdeangola.ao/correios-angola/filatelia/Xedital_verso.pdf]</ref><ref>[http://www.camacupa.com/dnn/Terra/Ambiente/Fauna/Aves/P%C3%A1ssarosGrandes/ACapotaouGalinhaDAngola/tabid/300/Default.aspx]</ref> '''sakué''', '''pintada''' ou '''fraca''' é uma [[ave]] da ordem dos [[Galliformes]], originária da [[África]] e introduzida no [[Brasil]] pelos colonizadores [[Portugal|portugueses]], que a trouxeram da [[África Ocidental]].


No Brasil, a [[ave]] é conhecida por vários nomes, dependendo da região, sendo chamada de ''cocá'', ''tô fraco'' ou ''angolista'', ou ainda, erroneamente, de [[galinhola]]. É conhecida também por servir de oferenda em alguns rituais, especialmente para [[Oxum]].
No Brasil, a [[ave]] é conhecida por vários nomes, dependendo da região, sendo chamada de ''cocá'', ''tô fraco'' ou ''angolista'', ou ainda, erroneamente, de [[galinhola]]. É conhecida também por servir de oferenda em alguns rituais, especialmente para [[Oxum]].

Revisão das 15h40min de 9 de junho de 2012

Como ler uma infocaixa de taxonomiaGalinha-d'angola

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Numididae
Género: Numida
Espécie: N. meleagris
Nome binomial
Numida meleagris
(Linnaeus, 1758)
Distribuição geográfica

Ovos de galinha-d'angola

A galinha-d'angola (Numida meleagris), também conhecida por guiné, galinha-do-mato, capote, capota, e até MG (sigla oficial das galinhas), [1][2] sakué, pintada ou fraca é uma ave da ordem dos Galliformes, originária da África e introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses, que a trouxeram da África Ocidental.

No Brasil, a ave é conhecida por vários nomes, dependendo da região, sendo chamada de cocá, tô fraco ou angolista, ou ainda, erroneamente, de galinhola. É conhecida também por servir de oferenda em alguns rituais, especialmente para Oxum.

Comportamento

As aves ficam nervosas facilmente. São extremamente agitadas, muitas vezes chegando ao stress. São aves de bando: vivem em bandos, locomovem-se em bandos e precisam do bando para se reproduzir, pois só assim sentem estímulo para o acasalamento. E, como grupo, são organizadas. Cada grupo tem seu líder, o que é fácil de constatar no momento em que se alimentam: o líder vigia enquanto seus companheiros comem e, só depois de verificar que está tudo em ordem, é que começa a comer.

São aves rústicas e fáceis de criar, excepto num ponto: deixadas soltas, escondem os ninhos com o requinte de botar os ovos em camadas e ainda cobertos por palha ou outro material disponível.

As galinhas-d'angola não são boas mães, raramente entrando no choco. Fazem posturas conjuntas, com ninhadas de até quarenta ovos dispostos em camadas. Desta forma, somente os ovos de cima recebem o calor da ave e descascam. São inquietas e arrastam os pintos para a humidade, podendo comprometer a sobrevivência deles. Em criações em cativeiro, é recomendável recolher os ovos e colocá-los em incubadoras ou deixá-los serem chocados por uma galinha.

Subespécies

Existem nove subespécies:[3]

  • Numida meleagris sabyi Hartert, 1919
  • Numida meleagris galeata Pallas, 1767
  • Numida meleagris meleagris (Linnaeus, 1758)
  • Numida meleagris somaliensis Neumann, 1899
  • Numida meleagris reichenowi Ogilvie Grant, 1894
  • Numida meleagris mitrata Pallas, 1767
  • Numida meleagris marungensis Schalow, 1884
  • Numida meleagris damarensis Roberts, 1917
  • Numida meleagris coronata Gurney, 1868

Referências

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Galinha-d'angola