Saltar para o conteúdo

Ganso-grande-de-testa-branca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ganso-grande-de-testa-branca
Classificação científica edit
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Gênero: Anser
Espécies:
A. albifrons
Nome binomial
Anser albifrons
(Scopoli, 1769)
Subespécies
Sinónimos
  • Branta albifrons Scopoli, 1769
Anser albifrons - MHNT
Anser albifrons

O ganso-grande-de-testa-branca, ganso-grande-de-fronte-branca ou ganso-de-testa-branca[2] (Anser albifrons) é uma ave da família Anatidae que pode atingir 64 a 78cm e tem uma envergadura de asa de 130 a 160 cm. É parecido com o ganso-bravo e maior do que o ganso pequeno, distinguindo-se pelas patas vermelho-alaranjadas e pela testa branca. As suas zonas de nidificação situam-se para norte do Círculo Polar Árctico, particularmente no norte da Rússia, em Nova Zembla, no Canadá e no Alasca. A sua área de invernada na Europa estende-se desde a Noruega e as Ilhas Britânicas até aos Balcãs, passando pelos Países Baixos e pela Hungria.Na Península Ibérica este ganso é muito raro, sendo ocasionalmente avistado na companhia de bandos de ganso-bravo.

Taxonomia

[editar | editar código]

É um ganso de dimensão média, compacto e com pescoço relativamente curto. Os adultos têm uma marca branca proeminente em redor da base do bico e marcas pretas transversais no abdómen. Não tem anel orbital amarelo e proeminente (embora alguns apresentem um anel estreito indistinto). Os juvenis não apresentam marca branca na base do bico nem marcas escuras no abdómen, mas apresentam unhas escuras e um bico rosado pouco vivo.

Os chamamentos são mais agudos do que o ganso-campestre e o ganso-bravo, tendo um som melódico ou do tipo gargalhada, sendo menos nasalados e rudes. O chamamento mais comum consiste num ikyu-yuî, dissilábico, por vezes trissilábico. Às vezes são mais profundos.

Referências

  1. BirdLife International (2016). «Anser albifrons». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2016: e.T22679881A85980652. doi:10.2305/IUCN.UK.2016-3.RLTS.T22679881A85980652.enAcessível livremente. Consultado em 12 de novembro de 2021 
  2. Paixão, Paulo (Verão de 2021). «Os Nomes Portugueses das Aves de Todo o Mundo» (PDF) 2.ª ed. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. ISSN 1830-7809. Consultado em 13 de janeiro de 2022 

Ligações externas

[editar | editar código]
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.