Geografia do Bahrein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Geografia do Bahrein
Mapa do Bahrein
Continente Ásia
Região Oriente Médio
Área
Posição 175.º maior
Total 694km²
Fronteiras
Total
Países vizinhos Nenhum
 
Clima Árido

O Bahrein é um arquipélago de trinta e cinco ilhas e ilhotas que fica no Golfo Pérsico, a leste da Arábia Saudita e a noroeste do Qatar, das trinta e cinco ilhas apenas, três são habitadas: Barein, Umm Nassam e Al Muharraq. A maior das ilhas é a dhkle Bahrein, com 16 km de extensão no sentido leste-oeste e 48 km no sentido norte-sul. A ilha principal é unida às pequenas ilhas de Muharraq e Sitra por uma estrada. Em 1986 uma ponte que liga Bahrein à Arábia Saudita foi inaugurada. A superfície total do país é de 692 km².

Topologia[editar | editar código-fonte]

A altitude máxima no arquipélago barenita é a colina de Jabal Dukhan, com 130m, e que fica na ilha principal.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima no país é árido, com temperaturas elevadas no verão, superando uma média de 28°C, e moderadas no inverno, com média de 21°C. As precipitações de chuvas não passam oitenta milímetros anuais, e se concentram no inverno.

Meio ambiente[editar | editar código-fonte]

A escassez de água não impediu que as ilhas tenham algumas culturas de irrigação em torno dos mananciais na costa norte do país. O arquipélago possui cerca de 200 espécies vegetais. A fauna é formada por mamíferos, como a gazela, a lebre e o mangusto.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.